EDUCAÇÃO
ES: Prova do Paebes será aplicada nos dias 26 e 27 de outubro
Participam todos os alunos do 1º, 2º, 3º, 5º e 9º ano do Fundamental e da 3ª série do Médio.
Em 13/09/2021 Referência CORREIO CAPIXABA - Redação Multimídia
Os testes são impressos e avaliam os componentes curriculares de Língua Portuguesa (LP) e Matemática (MAT).
A prova do Programa de Avaliação da Educação Básica do Espírito Santo (Paebes) será aplicada nos dias 26 e 27 de outubro deste ano. O Programa tem o objetivo de avaliar o nível de apropriação e consolidação das habilidades desenvolvidas pelos estudantes em diferentes componentes, ao final das etapas dos ensinos Fundamental e Médio, subsidiando a implementação, a (re)formulação e o monitoramento de políticas educacionais, além de contribuir ativamente para a melhoria da qualidade da educação no Estado e a promoção da equidade.
O público-alvo são todos os estudantes do 1º, 2º, 3º, 5º e 9º ano do Ensino Fundamental e da 3ª série do Ensino Médio da Rede Pública Estadual e municipal. Também incluem o Movimento de Educação Promocional do Espírito Santo (Mepes) e amostral nas escolas privadas adesas.
Os testes são impressos e avaliam os componentes curriculares de Língua Portuguesa (LP) e Matemática (MAT), em todos os anos nos anos/séries participantes, enquanto os componentes das áreas de Ciências da Natureza (CN) serão avaliados no 9º ano do Ensino Fundamental e na 3ª série do Ensino Médio.
Os resultados do Paebes compõem a base para cálculo da Bonificação por Desempenho para os profissionais da Secretaria da Educação (Sedu) e do Índice de Qualidade Educacional (IQE), um coeficiente aplicado ao montante do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS), no cálculo do repasse pelo Estado aos municípios.
A avaliação é organizada pelo Centro de Políticas Públicas e Avaliação da Educação (CAEd), da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) e pela Sedu.
"Saeb será aplicado entre novembro e dezembro de 2021"
A prova do Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb) está prevista para ser aplicada entre 08 de novembro e 10 de dezembro deste ano. O Saeb é um sistema de avaliações externas em larga escala realizadas anualmente, por meio da aplicação de testes cognitivos e questionários de contextualização aplicados ao final de cada etapa da Educação Básica, que refletem os níveis de aprendizagem demonstrados pelos estudantes avaliados, explicando esses resultados a partir de uma série de informações contextuais.
Os objetivos do Saeb são avaliar a qualidade, a equidade e a eficiência da educação praticada no País em seus diversos níveis governamentais; produzir indicadores educacionais, com o incremento das séries históricas; subsidiar a elaboração, o monitoramento e o aprimoramento de políticas públicas em educação baseadas em evidências; desenvolver competência técnica e científica na área de avaliação educacional, ativando o intercâmbio entre instituições de ensino e pesquisa.
O público-alvo são os estudantes, professores e gestores da Educação Infantil, sendo o 2º, 5º e 9º ano do Ensino Fundamental e 3ª ou 4ª série do Ensino Médio. A participação é censitária para as redes públicas de ensino e amostral (depende da série/ano) para a rede privada.
No Estado do Espírito Santo, em 2021, as avaliações do Saeb serão aplicadas de forma impressa. Os resultados do Saeb são utilizados no cálculo do Ideb, principal indicador de qualidade da Educação Básica do país. Além de agregar ao enfoque pedagógico das avaliações em larga escala a possibilidade de resultados sintéticos, facilmente assimiláveis, e que permitem traçar metas de qualidade educacional para os sistemas. O índice também é um importante condutor de política pública em prol da qualidade da educação. É a ferramenta para acompanhamento das metas de qualidade para a Educação Básica. (As informações são da Sedu)
Leia também:
> Vitória tem melhores índices do País em Educação Infantil
> Prefeito envia à Câmara PL que reestrutura a Educação Especial
> Educação convoca 374 profissionais para atuar em Vitória
> Projeto em Vitória envolve estudantes na história da capital
> Educação Especial receberá investimento de quase R$9,5 milhões
> Escola de Linhares utiliza jogos para estimular estudantes
> Mestrado em Matemática abre mil vagas a partir de hoje (08)
> Educação: O Brasil está longe de zerar o analfabetismo
> Serra comemora alfabetização com projeto Busca Ativa
> Termina hoje (04) prazo para pedir reaplicação do Encceja
> Alunos conquistam 23 medalhas em olimpíadas científicas
TAGS: PAEBES | SAEB | ESTUDANTES | EDUCAÇÃO INFANTIL | EJA | DIREITOS | PROFESSORES