SAÚDE
ES registra cerca de 2 mil casos de dengue por semana, diz Sesa.
Estado é o terceiro do país em incidência da doença.
Em 17/02/2016 Referência CORREIO CAPIXABA - Redação Multimídia
A cada semana, dois mil casos de dengue são registrados no Espírito Santo, de acordo com dados da Secretaria de Estado da Saúde (Sesa).
Números do Ministério da Saúde apontam que o estado já ocupa a terceira colocação no ranking nacional de incidência de casos de dengue.
A explosão dos casos da doença tem deixado médicos e autoridades em alerta, mas, para a Sesa, não há um motivo em especial para justificar o grande crescimento no estado.
Ranking
O maior número de casos este ano foi em Minas Gerais, com 19.469 registros.
Mas, ao se levar em conta a incidência, Mato Grosso, com 114,8 casos por 100 mil habitantes, Tocantins com 103 e o Espírito Santo, com 93,5 por 100 mil habitantes lideram o ranking negativo.
Segundo a coordenadora de Vigilância Epidemiológica da Sesa, Gilsa Rodrigues, é uma característica da dengue ser mais presente durante alguns períodos.
“O ano passado teve uma certa tranquilidade, mas agora no início de 2016 teve esse grande aumento, mas a dengue se manifesta assim mesmo. Ano passado, tivemos mais problemas no fim do ano. Outros estados tiveram problemas gravíssimos. Não foi o nosso caso”, disse à CBN Vitória.
Registros
Neste ano, o Espírito Santo já registrou 10.718 casos de dengue. De acordo com o infectologista Lauro Ferreira da Silva Pinto, é notório nos consultórios o aumento de atendimentos a pacientes com dengue.
Além de combater a criação de focos do Aedes aegypti, a orientação do médico é a hidratação constante, principalmente após o diagnóstico.
Kit dengue
Para os próximos dias, o Espírito Santo aguarda a chegada do 'kit dengue', que faz exames rápidos para detectar a doença.
A entrega está atrasada desde setembro de 2015 por parte do Ministério da Saúde.
Pneus de kartódromo
Em função das epidemias de dengue e de zika, o vereador de Vitória, Fabrício Gandini protocolou uma ação no Ministério Público Estadual pedindo providências em relação à retirada dos pneus do kartódromo de Jardim Camburi.
Gandini explica que o local está fechado há um ano, mas os pneus não podem ser retirados por se tratar de uma propriedade privada.
“Já foram encontradas larvas no local. A prefeitura realiza vistorias quinzenalmente, mas é um custo absurdo que poderia ser investido em outros locais”, enfatizou.
Em nota, a Prefeitura de Vitória disse que todos os pneus foram furados para evitar acúmulo de água e que o local apresenta pouca incidência de mosquitos.
“Sempre que se faz necessária a adoção de novas providências por parte dos proprietários, estes têm se mostrado solícitos e atendido às recomendações”, diz a prefeitura.
O MP-ES informou que a solicitação foi recebida pela Promotoria Civil de Vitória da área da Saúde.
Um ofício foi enviado à Prefeitura de Vitória para saber quais medidas e providências estão sendo tomadas.
Fonte: G1-ES