NEGÓCIOS

ES sofre com a escassez de mão de obra no setor industrial

Pesquisa do CDMEC mediu o impacto da escassez de mão de obra qualificada no setor industrial.

Em 20/12/2024 Referência CORREIO CAPIXABA - Redação Multimídia

Foto: Divulgação/CDMEC

A pesquis realizada pelo Centro Capixaba de Desenvolvimento Metal Mecânico mostrou que a maior escassez ocorre no setor operacional, com destaque para a falta de soldadores, caldeireiros e eletricistas.


Siga @CCNEWSFM no Instagram

O Centro Capixaba de Desenvolvimento Metal Mecânico (CDMEC), em parceria com a SalettoEDU, referência em qualificação de engenheiros, realizou pesquisa com 20% de seus associados para mensurar e buscar soluções para uma situação preocupante no setor industrial capixaba, a falta de mão de obra qualificada.

Para o presidente do CDMEC, Evandro Milet, a pesquisa ajuda a entender o problema, que reduz a competitividade das empresas e impacta a qualidade dos produtos e serviços.

“Investimos nesta pesquisa como forma entender a extensão do problema, que não só reduz a competitividade das empresas, mas também impacta a qualidade dos produtos e serviços e compromete a inovação tecnológica.”

Os dados mostram que a maior escassez ocorre no setor operacional, com destaque para a falta de soldadores, caldeireiros e eletricistas. Além da qualificação técnica, a pesquisa identificou também problemas comportamentais. Nos setores administrativos e de gestão, as principais dificuldades incluem a ausência de habilidades específicas, como domínio de ferramentas de ERP, gestão de estoques e liderança. Faltas que afetam diretamente a produtividade e a competitividade das empresas.

A partir dos dados coletados, o CDMEC desenvolverá ações voltadas para mitigar a escassez de mão de obra, focando na melhoria da produtividade e na conformidade com exigências legais.

Parcerias entre empresas e instituições de ensino para a realização de cursos práticos e programas internos de capacitação são vistas como essenciais pela entidade, que reforça que o fortalecimento da relação entre a indústria e o meio educacional será importante para evitar um potencial "apagão" de profissionais qualificados.

A pesquisa, segundo Milet, conclui que o setor industrial enfrenta desafios significativos, que incluem o envelhecimento da força de trabalho e a migração de profissionais para outros setores.

“Para superar essas dificuldades, é fundamental que as empresas invistam em soluções estruturais. Isso inclui oferecer capacitação prática, promover o desenvolvimento de lideranças e alinhar as competências técnicas e comportamentais dos colaboradores às necessidades do mercado.” (Com informações/AsImp)

Leia também:

> “As Três Bases” acontecerá no Centro de Convenções de Vitória
Economia Global será tema da 221ª edição do Caneg da ASES
"Prêmio Mérito Empresarial" reconhece destaques em 2024
AEC elege Henrique Theodoro como novo diretor-presidente
Unimed Sul Capixaba celebra seus 35 anos de trajetória
Empresária Ada Motta leva Prêmio Equilibrista 2024 do IBEF-ES
Ases divulga vencedores do Prêmio Mérito Empresarial 2024
"Prêmio Mérito Empresarial da ASES" será no próximo dia 05

ACESSE: 
SITEINSTAGRAMLINKEDINFACEBOOK | YOUTUBE | APP | RÁDIOSNET