EDUCAÇÃO
ES vence etapa regional do Prêmio Gestão Escolar 2017
Como premiação, os vencedores na etapa regional farão uma viagem de intercâmbio.
Em 01/11/2017 Referência CORREIO CAPIXABA - Redação Multimídia
A Escola Estadual Jones José do Nascimento, da Serra, venceu a etapa regional do Prêmio Gestão Escolar 2017 e vai representar o Espírito Santo na etapa nacional. A cerimônia, realizada nesta terça-feira (31), em Florianópolis, Santa Catarina, reuniu os gestores premiados nas etapas estaduais das regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste, para a escolha dos representantes de cada para etapa final.
Como premiação, os vencedores na etapa regional farão uma viagem de intercâmbio a um país da América Latina e vão concorrer na próxima etapa, podendo levar um prêmio em dinheiro no valor de R$ 30 mil, para a escola "Referência Brasil".
O diploma “Referência Brasil” será entregue à escola que, dentre as cinco “escolas destaques regionais”, obtiver a maior votação entre os membros da Comissão Nacional. O anúncio do vencedor será na primeira quinzena de dezembro.
Para a diretora da Escola Estadual Jones José Nascimento, Juliana Rohsner Vianna, “representar o Espírito Santo como o destaque regional em uma premiação nacional enche nosso coração de orgulho e nos aponta que estamos no caminho certo. Quando assumi a gestão da escola Jones José era uma escola desacreditada, a comunidade estava cansada e os alunos desmotivados. Hoje somos o novo Jones, uma escola feita de gente feliz. Gente que trabalha, estuda e principalmente que acredita num amanhã melhor”, comemorou.
Promovido pelo Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed), o prêmio tem como objetivo incentivar o processo de melhoria contínua na escola, pela elaboração de planos de ações, tendo como base uma autoavaliação.
Prêmio Gestão Escolar
O Prêmio Gestão Escolar é um estímulo à melhoria do desempenho da escola e ao sucesso da aprendizagem dos alunos, pela identificação e pelo reconhecimento, como referência nacional, de estabelecimentos escolares que estejam desenvolvendo práticas eficazes de gestão. O objetivo é incentivar a melhoria da gestão e da qualidade do ensino.
O prêmio foi criado para valorizar as escolas públicas de Educação Básica que se destaquem por iniciativas e experiências inovadoras e bem-sucedidas de gestão escolar; e apoiar o desenvolvimento de uma cultura de autoavaliação da gestão escolar. Esta é a décima segunda edição do prêmio.
Esta é a 16ª edição do prêmio, que desde 2011 tornou-se bianual. Em mais de duas décadas, aproximadamente 34 mil escolas de todas as regiões do país participaram e mais de sete milhões de estudantes foram beneficiados com os projetos implantados pelos gestores inscritos. Neste período, 90 escolas chegaram à etapa final e foram premiadas com recursos financeiros e equipamentos, além de formação e intercâmbio para os diretores. Participam escolas do ensino regular da educação básica, das redes públicas estaduais/distrital e municipais.
(Foto: Divulgação)