EDUCAÇÃO

Escola cria agência de marketing e movimenta o comércio

Escola de Perobas cria agência de marketing e movimenta o comércio em Domingos Martins

Em 29/08/2023 Referência CORREIO CAPIXABA - Redação Multimídia

Foto: Secom/PMDM

Com o slogan "O marketing ideal para o seu negócio!", a campanha do projeto foi divulgada de forma volante pela região com vinhetas de som gravadas e produzidas pelos estudantes e, em um curto espaço de tempo, conquistou 42 empreendedores interessados.

As escolas de Domingos Martins não param de surpreender com os projetos do Programa Agrinho, que traz neste ano o tema “Criando conexões e fortalecendo o Agro”. Na última segunda-feira (21/08), o vice-prefeito Fábio Anselmo Trarbach (Fabinho) e os secretários Rogério Manzolli de Desenvolvimento Rural, Tharine Klein Gilles de Meio Ambiente e Adenilde Silva Stein de Educação estiveram na EMEF Antônio Francisco Erlacher, em Perobas, distrito de Paraju, para apreciar a apresentação da agência de marketing Agroconexões. Esta agência foi criada pelos alunos do 9º ano, com a ideia de divulgar produtos e serviços oferecidos na região.

>> Siga a Rádio CCNEWS FM no Instgram

A escola está na quarta edição da Feira do Empreendedor e, em 2023, a professora de Língua Portuguesa Cleuzimária Rodrigues, a Cleuza, com o apoio do professor Kelvin Christ Alves, idealizou juntamente aos alunos uma ação de marketing local para alavancar as vendas nos negócios da comunidade, gerando um sentimento de pertencimento e orgulho nos jovens por serem filhos da localidade. Para ela, “a comunidade de Perobas sempre foi muito marginalizada e enfrenta diversos desafios sociais. Por isso, é muito importante que as novas gerações se orgulhem de serem perobenses, e a movimentação econômica através da divulgação das potencialidades dos negócios locais pode ser um ótimo início”.

>> Inscrições abertas para curso cervejeiro prático em Viana

Com o slogan "O marketing ideal para o seu negócio!", a campanha do projeto foi divulgada de forma volante pela região com vinhetas de som gravadas e produzidas pelos estudantes e, em um curto espaço de tempo, conquistou 42 empreendedores interessados. Eles vão desde comércios de roupas a artesãos e produtores agrícolas.

"Para gerar potencialidades, precisamos levar conhecimento sobre os produtos e serviços oferecidos", diz a professora.

Foram desenvolvidos banners exclusivos para cada cliente (ver galeria de fotos da matéria) e gravações de áudios persuasivos para torná-los mais conhecidos pelo público. Muitos negócios que estavam escondidos ganharam uma visibilidade até então inesperada, gerando um sentimento de valorização. Cleuza também destacou a importância do projeto para que os adolescentes tenham expectativa de futuro.

“Nosso objetivo aqui também é incentivá-los a prosseguir com a vida acadêmica para que possam trazer conhecimento e desenvolvimento para o campo”.

A iniciativa

A iniciativa possibilitou a realização de palestas na escola em parceria com o Sebrae e o Sicoob, que conectaram a estratégia de comunicação e vendas com o planejamento e investimento nos negócios, reforçando a relevância do campo para uma economia ativa e para a geração de emprego e renda na sociedade. Nesse mesmo contexto, durante sua fala no encontro de segunda-feira, o secretário de Desenvolvimento Rural, Rogério Manzoli, pontuou que “no passado, éramos trabalhadores da roça e hoje somos empreendedores rurais”.

Manzoli trouxe informações relevantes sobre o desenvolvimento rural e os serviços oferecidos pela Secretaria de Desenvolvimento Rural para Domingos Martins, que é um dos poucos municípios do estado com acesso direto ao Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf). Isso o torna capaz de oferecer serviços que atendem às propriedades com o acesso a máquinas como niveladora (patrol) e retroescavadeira, com custos reduzidos, e projetos de engenharia sem custos para os agricultores.

Potencial cooperativo

A secretária de Educação, Adenilde, falou do potencial cooperativo existente no meio rural, especialmente em uma localidade que enfrenta dificuldades econômicas. Quando a educação e a assistência social cumprem seu papel de mostrar às famílias meios de evoluírem juntas, o campo se fortalece e as novas gerações se sentem incentivadas a buscar cada vez mais o progresso.

“Se não trouxermos a tecnologia para o campo, pessoas de fora o farão, então precisamos aproveitar essa oportunidade”, diz a secretária.

Finalizando as falas do secretariado presente, Thairine, do Meio Ambiente, pontuou a preservação ambiental como atividade fundamental para a evolução de qualquer atividade econômica.

“Quando se ouve falar das equipes de meio ambiente, as pessoas tendem a ficar com medo porque os órgãos fiscalizadores são automaticamente relacionados à aplicação de multas. No entanto, as averiguações são necessárias para que haja plenas condições de cultivo de alimentos e de execução de qualquer atividade econômica. Se não houver preservação, não há progresso. Sem o meio ambiente, não existe Agro.”, explicou.

Criar conexões para fortalecer o agro é uma atividade coletiva que une poder público, comunidade e empreendedores. Para o vice-prefeito Fabinho, mesmo com as dificuldades que possam existir, o sucesso de Perobas é plenamente alcançável e já existem melhorias sendo feitas e planejadas para fomentar o desenvolvimento da comunidade e do seu entorno. Sob a premissa de que "o melhor lugar do mundo tem que ser onde a gente vive", o representante do Poder Executivo municipal exaltou a iniciativa do projeto Agroconexões em gerar um sentimento de pertencimento e orgulho, elevando a autoestima dos estudantes e estimulando um planejamento de vida que objetive o desenvolvimento econômico e social da região.

Melhorias

Ao ser questionado pelos alunos sobre quais melhorias já estão sendo feitas em Perobas e quais são os planos da prefeitura para o local no futuro, Fabinho enfatizou a melhoria dos acessos à localidade, especialmente o novo calçamento até Ponto Alto, e os estudos que estão sendo feitos para apresentar o projeto de pavimentação da rota do Beira-Rio, que liga Perobas à Sede do município e que, no futuro, fará parte do circuito turístico de Domingos Martins com o nome de Rota Pomerana. Além das estradas, a prefeitura também está agindo localmente. Recentemente, foi inaugurado o novo CMEI e a comunidade perobense contará em breve com uma nova Unidade Básica de Saúde. Também serão feitas a reestruturação da praça, a construção de uma academia popular e a municipalização do campo de futebol.

O desenvolvimento da agência de marketing abarcou todo o corpo docente e equipe pedagógica da EMEF Antônio Francisco Erlacher. Participaram do projeto, além de Cleuza e Kelvin, os professores Jéssica de Assis Endringer Xavier, Rodrigo Laerte Espindula, Luan Manoel Tonoli, André Luiz Renzelman, Beatriz da Silva Littig e José Claúdio Pereira, com o apoio absoluto da diretora Mirvane Maria Huwer e da pedagoga Izabel Aparecida Silva Barcellos.

Veia comunicativa

A participação cheia de entusiasmo dos alunos evidenciou a veia comunicativa da turma, e o trabalho realizado por eles em pequena escala é capaz de gerar um grande impacto na comunidade com o poder de uma boa estratégia de comunicação. À medida que a professora Cleuzimária trabalhou a produção textual com as classes, a criatividade de cada jovem foi estimulada, gerando um potencial real para que dali, além de empreendedores rurais de sucesso e profissionais técnicos, também surjam excelentes comunicadores que divulgarão Perobas para o mundo.

É muito importante que os jovens do interior, em especial de comunidades que ainda não têm seu potencial plenamente explorado, sejam colocados frente a frente com o futuro e com as possibilidades que os esperam. É na escola, com o trabalho de professores entusiastas, que o progresso em sua totalidade, com desenvolvimento social, ambiental e econômico, se torna uma possibilidade mais real a cada dia. Alimentar os sonhos de quem tem a vida inteira pela frente e criar consciência coletiva são uma receita infalível para que Domingos Martins siga uma trajetória de excelência em todos os aspectos.

Todos os banners com as gravações em áudio das divulgações feitas pelos alunos da Agroconexões estarão disponíveis no perfil da agência no Instagram. Clique aqui e acesse. (Secom/PMDM)

Leia também:

Inscrições abertas para curso cervejeiro prático em Viana
Prouni: termina hoje prazo para comprovar documento
Anchieta oferece ​​​​​​​curso para produtores de cacau no interior
Marataízes e Marinha iniciam capacitação de pescadores
Qualificar ES oferta vagas presenciais destinadas a mulheres
MEC regulamenta instituições à supervisão do Mais Médicos
PMVV: Alunos têm aula no Centro de Operações da GMVV
ENEM 2023: Simuladão gratuito para a preparação do exame
Pólo da Universidade Aberta do Brasil é inaugurado em Viana
Cariacica investe quase R$ 43 milhões na educação
PMCI: Inscrições abertas para oficina de informática básica

TAGS:
ESCOLA | DOMINGOS MARTINS | COMÉRCIO | MARKETING | PEROBAS