EDUCAÇÃO

Escola criativa deselvolve ações inovadoras como prioridade no CEAV Jr.

As atividades dinâmicas propõem ensinar além da teoria.

Em 15/09/2016 Referência CORREIO CAPIXABA - Redação Multimídia

Investir em um modelo de educação que ‘saia da caixa’ é o propósito do CEAV Jr, com quase 30 anos de existência. Especializada no segmento infantil, a escola particular, que mantém duas unidades no Distrito Federal, em Águas Claras e Taguatinga, aposta em ações que despertam interesse não apenas dos pais, mas são capazes de cativar e envolver os alunos no processo educativo.

Para tornar o processo de aprendizado atraente às crianças de um ano e meio a sete anos, atividades dinâmicas propõem ensinar além da teoria, e aproximar os pequenos de questões sociais com a aplicação de uma metodologia lúdica e interdisciplinar. "Nós atuamos na formação de cidadãos. Atualmente, o mundo prioriza apenas carreiras e performance individual; mas nós queremos pensar no coletivo. Formar pessoas preocupadas umas com as outras, pessoas com respeito, educação e solidariedade. Por isso nossa pedagogia é diferente", ressalta Silvana Emilia, diretora da unidade de Águas Claras.

A diversidade

A diversidade está presente em todas iniciativas da escola, que executa projetos em diferentes áreas para estimular as crianças. Durante a realização das Olimpíadas, a escola criou a "OlimpiKids". O projeto visa a evolução social, pessoal e motora dos educandos através de atividades lúdicas acompanhados por educadores esportivos. A escola conta ainda com atividades fixas como Balé, Judô e Capoeira, entre outros.

O “Meu amigo – Eu me importo” é um exemplo de projeto social desenvolvido no CEAV que incentiva a igualdade entre os alunos. As propostas criativas da instituição proporcionam experiências que não se limitam à sala de aula.  Durante os finais de semana, as crianças levam para casa bonecos negros, brancos ou portadores de necessidades especiais, e acrescentam os novos ‘amigos’ à rotina. Além da inclusão social, a ação visa despertar virtudes como companheirismo, amizade e respeito.

Entre as novidades

Entre as novidades implementadas neste ano está o aplicativo da escola. Nas duas unidades, 86% dos 900 pais aderiram à ferramenta. O recurso mais utilizado pelos pais é o chat, que permite uma conversa direta com a direção da instituição. Entre as funcionalidades está ainda o relatório de acompanhamento diário dos alunos. Todos os dias, professores preenchem informações sobre a rotina da criança. Os dados são enviados em tempo real para os responsáveis, que ficam cientes do comportamento, higiene, saúde, alimentação, banho e sono dos filhos.

Para os pais, o aplicativo facilitou o contato com a instituição, como aponta Tula Fernandes, mãe de uma estudante de 4 anos de idade. “Muitas vezes, por questões pessoais ou de trabalho, não podemos ir até a escola, mas no chat temos uma conversa com os professores como se estivéssemos presentes no momento. Hoje mesmo passei uma mensagem pra eles, por volta das 6h, e antes das 10h eu já tinha uma resposta”, enfatiza a mãe. 

Por Marcela Brito/Objetiva Comunicação