EDUCAÇÃO

Escola de Governo abre novas vagas para o curso Inclusão Social e Educativa

As aulas da terceira turma começarão no dia 16 de novembro.

Em 03/11/2015 Referência CORREIO CAPIXABA - Redação Multimídia

Começam nesta terça-feira (3) as inscrições para nova turma do curso Inclusão Social e Educativa: Reflexões, Ações e Possibilidade, oferecido pela Escola de Governo de Vitória (EGV). Quem tiver interesse tem até o dia 12 de novembro para efetivar sua inscrição.

As aulas da terceira turma começarão no dia 16 de novembro, com término previsto para o dia 14 de dezembro. Ao todo, serão oferecidas 60 vagas. O curso tem a carga horária total de 40 horas (realizadas em até quatro semanas).

Para se inscrever, o servidor municipal deve acessar o portal EGV e preencher o formulário. O curso é aberto também aos servidores da Câmara Municipal de Vitória e Ipamv.

Certificado

Após a realização das atividades avaliativas (também por EaD), o aluno que alcançar média de rendimento igual ou maior a 70% fará jus ao certificado. Aos alunos com dificuldades de acesso a computadores, a EGV disponibilizará (mediante agendamento prévio) o uso dos equipamentos de seu Laboratório de Informática.

Curso

O curso Inclusão Social e Educativa: Reflexões, Ações e Possibilidade inaugurou a nova fase da EGV – com oferta de cursos totalmente na modalidade EaD (Educação a Distância), voltados para dar ainda mais flexibilidade e autonomia ao servidor/aluno, assegurando a realização de sua formação continuada, proposta pelo Programa de Valorização do Servidor da Secretaria Municipal de Administração (Semad).

A expectativa da EGV é de que o curso atenda a 3 mil servidores até julho de 2016. O curso foi montado na plataforma EaD pela técnica educacional Ivete Magalhães e elaborado por João Porto, que é professor doutor em Educação e Práticas Educacionais Inclusivas pela Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes).

Ele é ainda mestre em Educação e Linguagens Visuais e coordenador na modalidade Educação de Jovens e Adultos (EJA) em Vitória, além de professor de Psicologia e Didática do Ensino Superior.

Autonomia

João Porto explicou que estruturou o curso para dar a máxima autonomia ao aluno/trabalhador, o que, para ele, significa um indicativo de inclusão. Ele explica que, mesmo sendo um curso na modalidade EaD e sem tutoria, os participantes terão atividades pedagógicas, material de apoio, indicação de leituras complementares e vídeos. "Vamos sair do campo da teoria fechada, colocando exemplos mais práticos do dia a dia dentro do ambiente de trabalho".

Prefeitura Municipal de Vitoria