EDUCAÇÃO
Escola de Inovação recebe torneio de robótica neste sábado (10)
É o "I Torneio de Robótica da Escola de Inovação", no Parque Moscoso, das 9h às 13 horas.
Em 08/12/2022 Referência CORREIO CAPIXABA - Redação Multimídia
A atividade tem o objetivo de divulgar o resultado do percurso que os estudantes fizeram nesses meses de trabalho, visando a fomentar o desenvolvimento de habilidades e competências.
Aprendizado, superação, trabalho em equipe, diversão e inovação. Neste sábado (10), estudantes do 8º e 9º ano do Ensino Fundamental inscritos no projeto "Robótica Educacional, Fabricação Digital e Metodologias Ativas: (Re)Inventando a Educação", fruto de uma parceria entre a Prefeitura de vitória, por meio da Secretaria de Educação, com o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (Ifes), participam do "I Torneio de Robótica da Escola de Inovação", que fica no Parque Moscoso, das 9h às 13 horas.
QUALIFICAÇÃO PROFISSIONAL: Cursos de Graduação, Pós-Graduação e MBA. Clica e SAIBA MAIS:
O evento reúne as equipes representantes das sete unidades de ensino participantes do projeto. A atividade tem o objetivo de divulgar o resultado do percurso que os estudantes fizeram nesses meses de trabalho, visando a fomentar o desenvolvimento de habilidades e competências, por meio do acesso à cultura digital e utilização de metodologias ativas, promovendo a ampliação do conhecimento em programação, robótica e trabalho colaborativo, que são competências muito importantes no século XXI.
O torneio é competitivo e todas as equipes participantes receberão troféus confeccionados na própria Escola de Inovação.
"A robótica educacional é uma possibilidade de estimular aspectos diferenciados e trazer ganhos para os processos de aprendizagem dos nossos estudantes. É diferente aprender Matemática e Física construindo um robô, descobrindo como fazer, quais conceitos se aplicam ali, o que é necessário para que aquele robô ande, por exemplo. Nós estamos fomentando a iniciação científica e a cultura maker na nossa rede e o torneio encerra o primeiro ciclo desse projeto, desenvolvido ao longo deste ano", destacou a secretária de Educação de Vitória, Juliana Rohsner.
Ao longo do ano, nas equipes formadas nas escolas, sob orientação dos professores, os estudantes tiveram que buscar soluções, criar alternativas, desenvolver trabalho em grupo, com capacidade de interagir e trocar ideia, e muito mais, para superar os desafios propostos.
"Por meio das oficinas de robótica desenvolvidas nas escolas conseguimos estimular o potencial criativo, reconhecendo o valor da inovação na promoção do desenvolvimento individual e coletivo, introduzir atividades de Pensamento Lógico, Programação e Robótica nas escolas públicas da rede municipal, e promover a formação de iniciação tecnológica de todos os envolvidos", disse o professor da Escola de Inovação Daniel dos Santos.
O projeto
Ao todo, foram mais de 300 estudantes dos 8º e 9º anos das escolas de ensino fundamental de Vitória envolvidos no projeto "Robótica Educacional, Fabricação Digital e Metodologias Ativas: (Re)Inventando a Educação".
Uma estação de robótica foi instalada na Escola de Inovação para atender a região do Centro de Vitória, além de uma extensão dela levada a quatro Escolas Municipais de Ensino Fundamental. Foram elas: Emef Éber Louzada Zippinotti, em Jardim da Penha; Emef Edna de Mattos Siqueira Gaudio, em Jesus de Nazareth; Emef Maria José Costa Moraes, em São José; e Emef Alvimar Silva, em Santo Antônio.
Por meio da Robótica Educacional, os estudantes são capazes de explorar novas ideias e descobrir novos caminhos na aplicação de conteúdos e conhecimentos adquiridos em sala de aula e na resolução de problemas, desenvolvendo a habilidade de criar hipóteses, examinar soluções, estabelecer relações e obter conclusões.
O projeto de implantação da Robótica Educativa na rede municipal de Vitória foi contemplado no "Edital Nacional de Iniciação Tecnológica com Foco no Ensino de Programação 2021/2022 - Parceria Seme/CCEC E Ifes/CEFOR".
Serviço:
I Torneio de Robótica da Escola de Inovação
Escolas participantes: Emef Adilson da Silva Castro; Emef Alvimar Silva; Emef Éber Louzada Zippinotti; Emef Edna de Matos Siqueira Gaudio; Emef Maria José Costa Moraes; Emef Maria Leonor Pereira da Silva; Emef São Vicente de Paulo.
Quando: sábado (10), das 9h às 13 horas.
Onde: Escola de Inovação. Rua Vinte e Três de Maio, 39, Parque Moscoso.
O evento não é aberto ao público.
Leia também:
> Olhar Vitória: mais de 400 alunos receberam óculos de grau
> Rematrícula na rede municipal de Vila Velha vai até segunda
> Escola Municipais de Vitória terão dispositivo botão do pânico
> Brinquedoteca, climatização e pintura para crianças de Vitória
> Nova Venécia abre mais de mil vagas de matrículas para 2023
> Fames abriu as inscrições para o Vestibular 2023 nesta segunda
> Vitória abre 4.587 vagas para matrículas na Educação Infantil
> Sedu entrega novos ônibus escolares em Vargem Alta
> Candidatos surdos a concursos terão provas em Libras no DF
> Pesquisa é fundamental para reduzir despesas com material escolar
> Professores nomeados em concurso público são convocados
> Vitória nomeia intérpretes de Libras para atuar nas escolas
TAGS: VITÓRIA | ALUNOS | INOVAÇÃO | OROBOTICA | CTORNEIO