EDUCAÇÃO
Escola de Viana (ES) promove inclusão por meio do esporte.
A ação tem objetivo de atender todos os 499 alunos matriculados na rede municipal.
Em 02/09/2016 Referência CORREIO CAPIXABA - Redação Multimídia
Inclusão é a palavra de ordem na Escola Municipal de Ensino Fundamental (EMEF) Francisco Assis Pereira, em Canaã, Viana. Lá, o professor de Educação Física Éder Borel Ignez não deixa ninguém parado. Todos participam das aulas de atletismo, corrida e lançamento de dardo, inclusive os dez alunos que apresentam algum tipo de deficiência. E o professor é enfático: nenhuma limitação tem sido empecilho para a prática esportiva.
“Buscamos respeitar as limitações de cada aluno, porém, ao mesmo tempo, incluí-los nas atividades que a Educação Física pede. Para isso, adequamos algumas modalidades como forma de incentivo para que eles se sintam cada vez mais pertencentes ao ambiente da Educação Física”, afirmou. O professor explica, ainda,que as atividades desenvolvidas com os alunos fazem parte das estratégias pedagógicas para garantir também melhores condições de aprendizagem. “A atividade inclusiva tem contribuído no desenvolvimento cognitivo e pedagógico dos alunos, além de melhor entrosamento entre eles”.
Qualificação
Os professores de Educação Física de Viana participam desde 2015 de cursos de qualificação na formação continuada com foco na educação inclusiva. A ação faz parte do departamento de Educação Especial da Secretaria de Educação do município sendo realizado em parceria com Centro de Reabilitação Física do Espírito Santo (CREFES).
A ação tem objetivo de atender todos os 499 alunos matriculados na rede municipal de ensino que apresentam alguma deficiência e, durante os encontros, são abordadas a importância da educação física inclusiva e propostas para incluir cada vez mais os alunos nas aulas.
Fonte: Secom/VIANA