EDUCAÇÃO
Escola de Vitória desenvolve projeto Explorando a indútria 5.0
Objetivo do projeto é conectar os estudantes às tendências e desafios da indústria moderna. Escola de Vitória desenvolve projeto "Explorando a indútria 5.0"
Em 12/03/2024 Referência CORREIO CAPIXABA - Redação Multimídia
A proposta foi desenvolvida pela diretora da Emef, Elaine Vieira, juntamente com o pedagogo Ricardo Silva, e conta com a valiosa parceria do Findes LAB, o hub de inovação da indústria capixaba, que contribui com palestras mensais ministradas por profissionais experientes.
Siga o CORREIOCAPIXABA no Instagram e concorra a ingressos para o show de Cesar Menotti & Fabiano no Steffen
Conectar os estudantes às tendências e desafios da indústria moderna, preparando-os para o mercado de trabalho atual e futuro. Esse é o objetivo do projeto "Explorando a indútria 5.0", desenvolvido na Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) Rita de Cássia Oliveira, localizado em Resistência, em Vitória, com cerca de 70 estudantes do 9º ano.
>> No Brasil, quase 10 milhões de jovens estão fora da escola
A proposta foi desenvolvida pela diretora da Emef, Elaine Vieira, juntamente com o pedagogo Ricardo Silva, e conta com a valiosa parceria do Findes LAB, o hub de inovação da indústria capixaba, que contribui com palestras mensais ministradas por profissionais experientes. Os temas abordam inovação, ética, sustentabilidade e, especialmente, Inteligência Artificial (IA).
"Com o passar do tempo, acompanhamos a evolução das tecnologias e a forma de enxergar o mundo e suas complexidades também acompanham o ritmo dessas transformações. A educação também está em constante evolução e não podemos ficar de fora das novidades. Organizamos um planejamento mais robusto para as turmas dos 9º anos, de forma a apresentá-los o que há de mais moderno em nível de tecnologias e inseri-los nesse mundo de uma forma inovadora. A indústria 5.0 tem o propósito de alavancar a criatividade, o pensamento crítico e a capacidade cognitiva em lidar com máquinas inteligentes", explicou a diretora Elaine Vieira.
As atividades acontecem nas instalações do Findes Lab, proporcionando um ambiente enriquecedor. Cada ação é acompanhada por professores e pelo pedagogo da escola, garantindo que a experiência seja integrada ao currículo e alinhada aos objetivos educacionais. Os estudantes têm acesso a materiais digitais em sala de aula, introduzindo os conceitos fundamentais da Indústria 5.0. Recentemente, participaram do programa "Shell Arena Jovem" promovido pelo FindsLab, explorando o empreendedorismo juvenil.
Em aulas práticas na escola, os alunos experimentam vivências de jovens empreendedores bem-sucedidos. A professora de matemática introduziu conceitos de inteligência financeira, despertando novas perspectivas nos estudantes. Sara Breda, estudante do 9° ano, expressou entusiasmo:
"A Palestra foi incrível, fora que conhecemos de dentro o prédio do Findes, que eu nem sabia que podia entrar lá! Estou muito animada e os meus colegas também".
Ao abandonar a teoria em prol da prática, o projeto visa não apenas à absorção eficaz de conhecimento, mas também à aplicação de conceitos em situações tangíveis. Os estudantes, ao desenvolverem habilidades técnicas essenciais, preparam-se para os desafios complexos do futuro.
"Queremos que o mercado também veja o quanto nossos estudantes são especiais. A jornada na indústria 5.0 também desempenha um papel crucial na preparação para o amanhã. A exposição a tecnologias emergentes coloca esses jovens na vanguarda da inovação, capacitando-os a enfrentar as demandas de um mundo cada vez mais digital", destacou o pedagogo Ricardo Silva. (Secom/PMV)
Leia também:
> Siga a Rádio CCNEWSFM no Instagram
> No Brasil, quase 10 milhões de jovens estão fora da escola
> Viana promove ações de educação financeira para alunos
> Mucane oferta 140 vagas para oficinas a partir de segunda
> Governo ES anuncia vagas em cursos on-line para mulheres
> Na era digital, bibliotecários são mais essenciais do que nunca
> Governo lança cadernos metodológicos e entrega acervo
> Pais veem importância de atividade cultural na vida escolar
> Mulheres da Serra começam curso de eletricista nesta quarta (6)
> Vitória: Secretaria de Segurança oferece curso de pós-graduação
TAGS: EDUCAÇÃO | VITÓRIA | PROJETO | PARCERIA | FINDES