CIÊNCIA & TECNOLOGIA

Escola Digital chega à rede de ensino público do Espírito Santo.

O "Currículo Interativo Digital", será lançado na terça-feira, 3 de maio, em Vitória (ES).

Em 06/05/2016 Referência CORREIO CAPIXABA - Redação Multimídia

A Escola Digital, plataforma de busca com conteúdos pedagógicos, fechou parceria com a Secretaria de Estado de Educação do Espírito Santo para disponibilizar aos professores e alunos uma ferramenta que possui materiais de qualidade que dialogam com as necessidades contemporâneas e que promovem  maior equidade na educação. O "Currículo Interativo Digital", versão customizada da Escola Digital, será lançado na terça-feira, 3 de maio, em Vitória (ES).

Desenvolvido para imprimir mais agilidade e precisão na busca por conteúdos pedagógicos digitais, o novo ambiente virtual reúne em um só espaço ferramentas de ensino e aprendizagem que podem ser utilizadas dentro e fora da sala de aula. A plataforma beneficiará cerca mais de 250 mil alunos, 20 mil profissionais da educação (professores pedagogos e diretores) e 500 escolas urbanas e rurais.

Criada em 2013 pelo Instituto Inspirare, Instituto Natura e Fundação Telefônica Vivo, a Escola Digital é totalmente gratuita e traz animações, jogos, simuladores, aplicativos, entre outros tipos de mídia, que cobrem todas as disciplinas da educação básica, selecionados pelo TIC Educa, responsável pela curadoria do conteúdo.

Os idealizadores consideram a tecnologia não apenas uma importante aliada do aprendizado, mas um instrumento importante de promoção de igualdade de oportunidades. Nesse contexto, facilita o acesso de educadores, escolas e redes de ensino a materiais educativos de base tecnológica inovadora para enriquecer e dinamizar as práticas pedagógicas, além de apoiar alunos que querem aprofundar os estudos e familiares preocupados em acompanhar a educação dos filhos.

Segundo Maria Slemenson, gerente de Projetos do Instituto Natura, a parceria com a Secretaria de Estado de Educação do Espírito Santo está alinhada à estratégia de disseminar um recurso fundamental para transformar a educação do Brasil. “A Escola Digital tem um papel muito importante que é de possibilitar o acesso a conteúdos multimídia e também ampliar as fontes de pesquisa de qualidade. Além disso, traz o aprendizado com linguagem adequada ao perfil de cada um e permite o avanço dos estudos em ritmos diferentes”, afirma Maria.

Para o secretário de Estado da Educação, Haroldo Rocha, “os materiais disponíveis no Currículo Interativo Digital trazem para a tela do computador, ou dos dispositivos móveis, inúmeras possibilidades de ensino e aprendizagem. O estudante pode utilizar, em casa, para estudar, a mesma ferramenta que o professor usa em sala de aula para ensinar. A expectativa é que os estudantes utilizem a plataforma para obter uma aprendizagem significativa e enriquecedora, estimulando a sua autonomia no planejamento dos estudos e também possibilitando às famílias o seu acompanhamento”.

Na opinião da gerente de projetos sociais da Fundação Telefônica Vivo, Mila Gonçalves, a Fundação acredita que a tecnologia e o conhecimento são importantes instrumentos para a transformação. “Mais do que isso: são pontes para o desenvolvimento pessoal e social. É neste contexto que entra o Escola Digital, uma plataforma que tem o objetivo de compartilhar informações e qualificar o ensino e a aprendizagem por meio de novas tecnologias”, destaca.

Segundo Anna Penido, diretora do Instituto Inspirare, a Escola Digital pode ser uma grande aliada de professores e alunos ao disponibilizar materiais educativos de qualidade que estimulam a personalização, permitindo que cada estudante encontre a própria forma de aprender. "Essa iniciativa abre uma porta qualificada para a transformação na educação no Brasil, pois os jovens estão cada vez mais conectados e mapeando os seus conteúdos favoritos. Com a plataforma, isso se torna ainda mais possível", salienta.

Solenidade de assinatura da parceria para convidados

Data do evento: 09 de maio, às 14hs

LOCAL: Auditório da Secretaria Estadual de Educação do Espírito Santo (SEDU) - Avenida César Hilal, Enseada do Suá, Vitória.

Endereço do site: http://curriculointerativo.sedu.es.gov.br/

Sobre a Escola Digital

Inteiramente gratuita, a Escola Digital tem sido acessada em todo o Brasil por redes estaduais, municipais, escolas públicas e privadas. Criada em 2013 por iniciativa de Instituto Inspirare, Instituto Natura e Fundação Telefônica Vivo, a plataforma de busca nasceu da crença de que a tecnologia é uma importante aliada do aprendizado e um instrumento de promoção de igualdade de oportunidades.

Nesse contexto, a iniciativa responde ao objetivo de facilitar o acesso de educadores, escolas e redes de ensino a materiais educativos para enriquecer e dinamizar as práticas pedagógicas; e dá apoio a estudantes que querem aprofundar seus estudos e a familiares ou responsáveis interessados em participar da educação de seus filhos.

São mais de quatro mil conteúdos pedagógicos digitais, com indicações de vídeos, games, animações, videoaulas, infográficos e mapas, todos categorizados por disciplina, série, tema, tipo de mídia e idioma. O site oferece também informações adicionais sobre o nível de acessibilidade para pessoas com deficiência, tipo de licença de uso e se possuem versão off-line. Além disso, indica recursos digitais capazes de apoiar a criação de novos objetos de aprendizagem; trabalhos com temas transversais; e realização de projetos na comunidade, entre outras possibilidades educativas. A iniciativa conta com a colaboração técnica do TIC Educa, responsável pela curadoria do conteúdo.

Em 2015, novas funcionalidades foram agregadas à plataforma, inclusive a possibilidade de personalizar a identidade visual e os conteúdos, que cobrem todos os temas curriculares da educação básica. A plataforma mãe www.escoladigital.org.br possui ampla possibilidade de customização.

Secretarias da educação dos seguintes estados já têm a customização: São Paulo, Paraná, Pará, Pernambuco, Santa Catarina e Acre; além dos municípios: Fortaleza (CE), Salvador (BA), Caçapava (SP), Mogi Mirim (SP), Potim (SP) e Jacareí (SP). Em São Paulo, a plataforma ganhou a versão Aventuras Currículo+, voltada para a recuperação da aprendizagem em Língua Portuguesa e Matemática.

Escola Digital, a educação do futuro é o nosso presente.

Fonte: Grupo CDI