EDUCAÇÃO

Escola do Rio vira nº 1 em redação após Inep incluir notas na lista do Enem 2015.

Cemp Ensino Médio ficou sem nota por conta de um erro no sistema.

Em 07/10/2016 Referência CORREIO CAPIXABA - Redação Multimídia

Uma escola particular do Rio de Janeiro passou a ocupar a primeira posição na lista das melhores notas médias de redação no "Enem 2015 por escola" após uma atualização dos dados. A escola particular Cemp Ensino Médio passou a figurar com 930 pontos, nota média obtida por seus 10 alunos que participaram do exame.

Com a mudança, ela superou a nota obtida pelo Instituto Educacional São José, unidade Mocambinho, de Teresina, no Piauí, também da rede particular, cujos 17 alunos tiraram 920 pontos. De acordo com o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), escola não teve as notas incluídas por um erro do colégio na hora de preencher dados cadastrais de um dos seus alunos.

Como só dez alunos do Cemp Ensino Médio fizeram o Enem, quantidade mínima exigida pelo MEC para divulgação das médias, o problema em uma das inscrições fez com que a escola ficasse sem nota, pois não havia quórum suficiente para o cálculo. O problema foi corrigido após um recurso da escola ao Inep. O Inep confirmou o problema, e negou que tenha havido erro do ministério.

O caso é diferente do problema ocorrido com notas de institutos federais e escolas técnicas. Além dos federais, escolas técnicas do Rio também ficaram de fora da lista. No caso de algumas unidades com esse perfil, o o Inep admitiu que sua equipe técnica cometeu um "equívoco" e afirmou que vai processar os novos resultados e divulgar a lista até o dia 30 de outubro.

Escola do Piauí supera em outro critério

O Instituto Dom Barreto, também de Teresina, obteve média geral de 897,42. Entretanto, a escola privada tem 129 alunos, dos quais 124 fizeram a prova. Se consideradas apenas as notas dos 30 melhores alunos, o Instituto Dom Barreto alcançou média 968,67, a mais alta na lista.

Sistema ainda desatualizado

O Inep ainda não incluiu o Cemp Ensino Médio no sistema onde estão disponíveis as notas das 14.998 escolas do Brasil. Procurado pelo G1, o órgão vinculado ao MEC informou que as notas serão incluídas em breve, mas não divulgou uma data.

O Cemp Ensino Médio teve média objetiva (incluindo redação) de 657,7 pontos; 626,19 em linguagens; 676,42 em ciências humanas; 633,23 em ciências da natureza e em 694,99 em matemática, segundo o Inep.

A diretora do Cemp Ensino Médio, Angela Leite, diz que a escola é nova e tem uma proposta pedagógica de “viés humanista” e trabalho específico para redação. “Os alunos têm quatro aulas de 50 minutos por semana e mais uma de três horas, que é facultativa com um professor de português e outro de sociologia.”

Angela afirma que muitas vezes a dificuldade dos alunos não é com o texto em si, mas com o repertório para construir a dissertação. “Por isso as aulas de sociologia são importantes. O Enem é volta para as questões de cunho social e elas são necessárias para que o aluno consiga construir algo que seja profundo do ponto de vista da problemática social brasileira.”

Fonte: g1