EDUCAÇÃO

Escola municipal de Nova Venécia realiza projeto de inclusão

Projeto está relacionado à importância da conscientização e práticas quanto à diversidade. 

Em 25/06/2024 Referência CORREIO CAPIXABA - Redação Multimídia

Foto: Secom/PMNV

Várias atividades foram propostas pelo projeto e no dia de sua culminância teve o “Abraço da inclusão”, acolhida aos alunos e à comunidade escolar pelos professores com entrega de folder abordando o tema inclusão.


Siga a CCNEWSFM no Instagram e concorra a ingressos para os melhores shows

A Escola Municipal de Ensino Fundamental (EMEF) Dr. Adalton Santos realizou, entre os dias 10 a 14 de junho, o Projeto Inclusão, que está relacionado à importância da conscientização e de práticas quanto à diversidade. 

>> Cozinha Brasil dá aula de culinária profissional em Vitória

Idealizado pelos professores da educação especial da escola, professora da Sala de Recursos Multifuncionais (SRM) e professores da educação especial de sala comum junto às supervisoras escolares, o projeto contou com a adesão dos demais profissionais da escola e teve como objetivo colaborar para que os alunos público-alvo da educação especial tenham a oportunidade de dar sequência à escolarização, acessem, permaneçam e concluam os estudos, na etapa Ensino Fundamental Anos Finais, e que os conflitos geracionais sejam administrados com justiça, visando diminuir a exclusão.

Várias atividades foram propostas pelo projeto e no dia de sua culminância teve o “Abraço da inclusão”, acolhida aos alunos e à comunidade escolar pelos professores com entrega de folder abordando o tema inclusão.

Para os alunos dos 8º e 9º anos, foi pensada uma palestra enfatizando a importância da inclusão e uma psicóloga foi convidada para conduzir o momento, no qual deu várias informações sobre diferentes deficiências, para uma maior compreensão de como lidar com cada caso eliminando as barreiras do preconceito.

Os estudantes dos 6º e 7º anos assistiram ao filme “Extraordinário”, a fim de abordar o tema da inclusão dentro do ambiente escolar como é retratado na trajetória do protagonista do longa-metragem .

Para encerrar, lembrancinhas foram entregues pelos alunos público-alvo da educação especial a todas as turmas da escola.

Umas das professoras da educação especial – sala comum – da escola, acredita que a inclusão é um tema a ser abordado no decorrer de todo ano letivo.

“Este foi um momento para expor propostas e reflexões e momentos sobre o tema no ambiente escolar e na sociedade, além de abordar a importância da Educação Especial, mas, nós profissionais da educação, precisamos trabalhar incansavelmente para quebrar as barreiras atitudinais e físicas todos os dias”, finalizou. 

Leia também:

Siga a Rádio CCNEWSFM no Instagram
Cozinha Brasil dá aula de culinária profissional em Vitória
Professores de universidades e instituições encerram greve
Ação em escolas de Viana recolhe mais de 15kg de plásticos
Aracruz oferece cursos gratuitos do Programa Qualifica ES
Alunos do QualificaVIx e Futuro Brilhante receberão certificados
Senado aprova proposta de reformulação do ensino médio
Cursos de qualificação estão com inscrições abertas na Serra
Governo ES oferece mais de mil vagas em cursos técnicos
Cmei em Bairro de Fátima faz cadastro de reserva de vagas
Não havia motivo para greve nas universidades, diz ministro

TAGS:
NOVA VENÉCIA | PROJETO | INCLUSÃO | DIVERSIDADE | ESCOLA