CULTURA
Escola recebe acervo da literatura africana e afro-brasileira
Escola Antônio Vieira de Rezende, Serra, recebeu 212 títulos da cultura negra e a diversidade.
Em 15/06/2021 Referência CORREIO CAPIXABA - Redação Multimídia

A doação do acervo e a formação de professores fazem parte das ações do Projeto de Pesquisa Aplicada “LitERÊtura:
- A Escola Municipal de Ensino Fundamental (EMEF) Antônio Vieira de Rezende, localizada no bairro Central Carapina, Serra, foi contemplada com um rico acervo de literatura africana e afro-brasileira. Ao todo, foram doados 212 títulos que destacam a cultura negra e a diversidade e que agora passarão a compor a biblioteca da escola.
A doação do acervo e a formação de professores fazem parte das ações do Projeto de Pesquisa Aplicada “LitERÊtura: Formação em literatura infantil e juvenil com temática da cultura afro-brasileira e africana”, que está sendo realizado com apoio financeiro do Centro de Estudos das Relações de Trabalho e Desigualdades (CEERT) e conta com apoio institucional da Proex-Ufes e da Coordenação de Estudos Étnico-Raciais (CEER), além da Secretaria Municipal de Educação da Serra.
"Ressaltamos a importância desse acervo dentro do contexto de uma Educação para Relações Étnico-Raciais, pois além da História e cultura africana e afro-brasileira, torna-se imprescindível contemplar a representatividade, a ancestralidade africana e as artes. A literatura é uma ferramenta potente de valorização da identidade negra", disse a subsecretária municipal de educação, Luciana Galdino.
Os livros com temáticas africanas e afro-brasileiras, doados pelo Projeto LitERÊtura, desenvolvido em parceria com a Universidade Federal do Espírito Santo à EMEF Antônio Vieira de Rezende, retratam meninas e meninos negros em seus cotidianos familiares de forma positiva, valorizam a estética negra e o cabelo crespo e contemplam a ancestralidade e herança africana, contribuindo para uma educação antirracista e promoção de uma sociedade que valoriza a constituição e história do seu povo.
Durante o primeiro semestre deste ano, a unidade de ensino participou de curso de formação de professores dedicado a literatura infantil e juvenil com temática da cultura africana e afro-brasileira.
O projeto também tem presenteado os educadores do município com importantes debates em formato virtual (lives), que contam com a participação de renomados professores e pesquisadores do cenário estadual e nacional. A terceira e penúltima live do “ÀGBÁRA ÒRÒ - Ciclo de debates sobre educação das relações étnico-raciais e literatura infantil” acontecerá no dia 17 de junho às 19h no canal do Youtube Educa Serra.
O tema será: “A ESCRITA LITERÁRIA: AUTORAS NEGRAS DE LITERATURA INFANTIL”, com as escritoras Lucimar Rosa Dias (UFPR) e Nilma Lino Gomes (UFMG). A mediação será feita por Débora Araújo (Coordenadora do LitERÊtura - Ufes).
Leia também:
> Filha registra em livro vivências ao lado da mãe com Alzheimer
> Núcleo Afro Odomodê divulga agenda de atividades em junho
> Livro retrata cotidiano de crianças que precisam trabalhar
> Moedas do tempo do Império doadas à Casa da Memória
> Vila Velha transforma pontos viciados de lixo em belos jardins
> Vila Velha abre portas para trabalho formal ou empreendedor
> Prefeito de Vila Velha visita obras nos bairros da Região 5
> Vila Velha vacinará mais de 10 mil pessoas com Coronavac
> Vila Velha entrega Cartão Bolsa Aluno nesta terça-feira (18)
> Vila Velha avança no Programa Cidade Empreendedora
> Prefeitura vai ajudar instituições que cuidam de crianças
> Prefeitura de Vila Velha vai instalar lâmpadas de Led na orla
> Vila Velha lança projeto de atenção emocional do professor
> Prefeitura retira 30 toneladas de lixo dos canais de Vila Velha
TAGS: ACERVO | LIVRO | CULTURA | AUXÍLIO | SOLIDARIEDADE | ALIMENTO | SAÚDE | EMPREGOS | CIDADE