CULTURA

Escola Vila Olímpica participa do projeto Quarta Cultural

O objetivo do projeto é o de proporcionar às crianças experiências esportivas e culturais.

Em 27/11/2015 Referência CORREIO CAPIXABA - Redação Multimídia

O Programa Mais Educação, da Unidade Municipal de Ensino Fundamental (Umef) Professor Rubens José Vervloet Gomes (Vila Olímpica), em Soteco, promove o projeto Quarta Cultural, onde a escola recebe a visita de um convidado especial toda semana. Na próxima quarta-feira (02) visitarão a escola profissionais do skate e do Parkour (arte do deslocamento). Nesta semana, os alunos receberam a professora de taekwondo, Manuela Feliz, proprietária de uma academia que leva o seu nome.
 
O objetivo do projeto é o de proporcionar às crianças experiências esportivas, culturais e artísticas e, assim, promover um crescimento cultural por meio desse intercâmbio.
 
“Este momento se configura como uma troca de saberes por meio da aproximação dos convidados com os alunos, a partir das vivências apresentadas, estimulando o debate e o desenvolvimento crítico dos alunos participantes do Programa Mais Educação”, explica a coordenadora do Programa Mais Educação na Vila Olímpica, Thaise Ramos Varnier.
 
Na primeira quarta-feira do mês de novembro (04) o projeto recebeu a visita dos professores da Jimmy academia de dança que ensinaram as crianças o forró e o hip-hop. Na segunda quarta-feira do mês (11), foi a vez do time de futebol americano Tritões. “Eles apresentaram a modalidade diferenciada, promovendo a oportunidade dos alunos vivenciarem esta prática esportiva que aos poucos vem conquistando adeptos, como também, títulos e vitórias”, contou Thaise.
 
O que é o Parkour (abreviado como PK) ou l'art du déplacement (em português: arte do deslocamento) - É uma atividade cujo princípio é mover-se de um ponto a outro o mais rápido e eficientemente possível, usando principalmente as habilidades do corpo humano. Criado para ajudar a superar obstáculos de qualquer natureza no ambiente circundante — desde galhos e pedras até grades e paredes de concreto — e pode ser praticado em áreas rurais e urbanas.

Fonte:PMVV