EDUCAÇÃO

Escola Viva funcionará em São Pedro, Vitória, a partir de 27 de julho.

Anúncio foi feito pelo secretário de Educação do estado, Haroldo Rocha.

Em 17/06/2015 Referência CORREIO CAPIXABA - Redação Multimídia

O Governo do Espírito Santo anunciou, nesta terça-feira (16), que a primeira Escola Viva será implantada em uma antiga faculdade no bairro São Pedro, em Vitória. De acordo com o secretário de Educação, as aulas já começam no dia 27 de julho deste ano. Inicialmente, o projeto vai atender 480 jovens na faixa etária de 15 e 17 anos em horário integral de aula, das 7h30 às 17h da tarde.

A Escola Viva é um novo modelo de Ensino Médio em turno único, que traz inovações pedagógicas e de gestão, orientando o jovem a ser protagonista e a construir seu projeto de vida. As bases da Escola Viva são: gestão, pedagogia e monitoramento de resultados. Nesse modelo, os profissionais terão dedicação integral e o tempo que o aluno permanece na escola será de 9 horas e 30 minutos.

Batizada de Centro Estadual de Ensino Médio em Tempo Integral São Pedro, a escola funcionará no prédio alugado onde funcionava o antigo campus da Faesa, em Inhanguetá, as margens da rodovia Serafim Derenzi. O valor pago por mês pelo governo para o aluguel do espaço será de R$ 62.400. O edital do aluguel deve ser publicado nesta quarta-feira (17) no Diário Oficial.

Qualquer estudante da grande vitória poderá fazer inscrição para se tornar um da nova escola. Caso o número da procura seja  maior que o número de vagas, a Secretaria de Educação Estadual (Sedu)  irá obedecer os mesmo critérios já aplicados nas escolas convencionais,  para seleção dos alunos como a proximidade da instituição.

Professores
O Estado prevê que 73 funcionários e 26 professores trabalhem no local. Os professores terão uma carga horária de 40 horas por semana e o salário médio será de R$ 3,5 mil.

Para selecionar o corpo docente do colégio será aberto um processo seletivo onde só poderão concorrer os 7.500 professores já efetivados do Estado. As inscrições para os professores interessados vão de 18 a 22 de junho. Os detalhes do processo seletivo serão divulgados no Diário Oficial nesta quarta-feira (17).

Os professores aprovados no processo seletivo passarão por um treinamento de cinco dias, antes de o começo das aulas.

Alunos
Serão selecionados 480 alunos entre 15 e 17 anos já matriculados na rede estadual de ensino médio de toda a Grande Vitória. Serão 160 vagas para cada ano, compondo doze turmas de 40 alunos.

Os estudantes serão selecionados a partir de quatro critérios: Aluno especial, proximidade da escola, ter irmão que mora próximo a escola e idade.

As inscrições poderão ser feitas entre os dias 18 de junho a 2 de julho. Os alunos selecionados estudarão das 7h30 da manhã as 17 horas e terão nove aulas por dia. Eles terão três intervalos entre as aulas, um de uma hora e 20 minutos para almoço e outros dois de 20 minutos.

Estrutura
Além das salas de aula, está no projeto do colégio oferecer laboratórios, salas temáticas, auditório, biblioteca, quadra, e refeitório.

Fonte: G1