EDUCAÇÃO

Escola Viva recebe visita do colombiano Jorge Melguizo

Nesta quarta-feira (30), a Escola Viva São Pedro, em Vitória, recebeu uma visita especial.

Em 31/08/2017 Referência CORREIO CAPIXABA - Redação Multimídia

Nesta quarta-feira (30), a Escola Viva São Pedro, em Vitória, recebeu uma visita especial. O jornalista colombiano Jorge Melguizo, esteve na unidade escolar para conhecer de perto a dinâmica da escola que trabalha o projeto de vida como eixo principal.

Lá, conheceu os espaços que foram apresentados pelos próprios estudantes, e ouviu um pouco sobre como estão construindo seus projetos de vida e as experiências vivenciadas na escola de educação integral.

Melguizo ficou emocionado e encantado com o protagonismo e a autonomia dos jovens estudantes. “Antigamente os estudantes odiavam a escola, era um castigo. Aqui podemos ver que essa escola é como uma casa. É muito bom ver quando os estudantes definem que o melhor da escola são os círculos concretos com os professores e os demais estudantes. Isso é uma maravilha!”

Jorge Melguizo foi secretário da Cultura e Desenvolvimento Social da cidade de Medellín, na Colômbia, entre os anos de 2005 e 2010. Ele é apontado como principal responsável pelas transformações de Medellín, que conseguiu reduzir os índices de violência que colocavam a cidade como a mais violenta do mundo, e que, a partir do desenvolvimento social, hoje é considerado um dos destinos mais agradáveis da América Latina.

Escola Viva

Mais do que uma escola em tempo integral, a Escola Viva é um novo modelo de Ensino Médio em turno único, que traz inovações pedagógicas e de gestão, orientando o jovem a ser protagonista e a construir seu projeto de vida.

A Escola Viva possui um currículo diversificado, com organização flexível. A programação escolar conta com as disciplinas obrigatórias (Português, Matemática, Química, Física e etc.) e também eletivas, em que os estudantes escolhem de acordo com seu interesse e aptidão. A escola disponibiliza um rol de disciplinas eletivas com temas como Cinema, Teatro, Robótica, entre outras disciplinas, oferecidas semestralmente.

Além da estrutura diferenciada e do currículo inovador, na Escola Viva os profissionais possuem dedicação integral e o tempo que o aluno permanece na escola é de 9 horas e 30 minutos. A carga horária vai das 7h30 às 17 horas, sendo 1h20 minutos para o almoço e dois intervalos de 20 minutos para o lanche, ofertados dentro da escola.

O programa Escola Viva possui um conjunto de inovações: acolhimento aos estudantes, às equipes escolares e às famílias; avaliação diagnóstica/nivelamento; disciplinas eletivas; salas temáticas; ênfase práticas em laboratórios; tecnologia de gestão educacional; tutoria; aulas de projeto de vida; aulas de práticas e vivências em protagonismo; aula de estudo orientado; e aprofundamento de estudo (preparação acadêmica/mundo do trabalho).

O Programa de Escolas Estaduais de Ensino Médio em Turno Único, denominado “Escola Viva”, foi instituído pela Lei Complementar Nº 799 e prevê a implantação de 30 escolas em turno único até 2018. Para conhecer mais sobre o programa Escola Viva, acesse o site www.escolaviva.es.gov.br.

(Foto: Divulgação)