EDUCAÇÃO
Escolas da Serra inovam recreios com leitura e brincadeiras
Escolas da Serra estão transformando o recreio dos estudantes em momentos de interação
Em 19/02/2025 Referência CORREIO CAPIXABA - Redação Multimídia

Entre as unidades escolares envolvidas nos projetos, estão as Escolas Municipais de Ensino Fundamental (Emefs) Manoel Vieira Lessa, em José de Anchieta II, e Aldary Nunes, em Serra Sede.
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As escolas municipais da Serra estão transformando o recreio dos estudantes em momentos de interação social sem o uso de tecnologias. Em vez de celulares, os estudantes agora têm à disposição atividades de leitura e brincadeiras ao ar livre, como pular corda, e jogos. A iniciativa busca estimular a criatividade, a socialização e o interesse pela leitura.
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A iniciativa faz parte da adaptação à nova lei de restrição ao uso de celulares nas escolas do país. No caso do “recreio literário”, as crianças podem escolher livros e revistas para ler durante o intervalo. Já no “recreio dirigido”, os estudantes participam de brincadeiras organizadas, como amarelinha, competições de corda e jogos de tabuleiro.
Entre as unidades escolares envolvidas nos projetos, estão as Escolas Municipais de Ensino Fundamental (Emefs) Manoel Vieira Lessa, em José de Anchieta II, e Aldary Nunes, em Serra Sede.
Segundo a secretária de Educação da Serra, Mayara Candido, a mudança influencia diretamente a rotina escolar, tornando os intervalos mais dinâmicos e estimulantes para os estudantes.
"Com essa iniciativa, conseguimos promover mais interação entre os estudantes, resgatar brincadeiras lúdicas e incentivar o contato com a leitura. Os estudantes estão mais engajados e as interações sociais promovem cada vez mais o desenvolvimento de habilidades importantes, como a criatividade e a comunicação", defende a secretária.
Outras habilidades desenvolvidas incluem concentração, trabalho em equipe e pensamento estratégico. A adaptação do cotidiano escolar à nova lei é resultado de práticas pedagógicas inovadoras que valorizam a troca de experiências e a autonomia dos estudantes.(Secom/PMS)
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