EDUCAÇÃO

Escolas da Serra recebem exposição itinerante de Sebastião Salgado.

A Iniciativa é do Instituto Terra, ArcelorMittal Tubarão e Prefeitura da Serra.

Em 22/05/2015 Referência CORREIO CAPIXABA - Redação Multimídia

Perto de 10 mil alunos de 14 escolas públicas da Serra vão ter a oportunidade de enveredar pelo mundo das imagens do trabalho fotográfico “Êxodos”, de Sebastião Salgado, por meio de exposições itinerantes que serão montadas nas unidades de ensino do município a partir de segunda-feira, 25 de maio. A iniciativa é do Instituto Terra, ONG ambiental fundada por Sebastião Salgado e sua esposa Lélia Wanick, e conta com o patrocínio da ArcelorMittal Tubarão e parceria da Secretaria de Educação da Prefeitura da Serra.

O projeto denominado “Um Mundo de Imagens: Exposição Itinerante da Coleção Êxodos” promove a primeira exposição na EMEF Maria Istela Modenesi, onde fica em exibição até o dia 29 de maio. As demais 13 escolas participantes do projeto receberão a mostra fotográfica em sequência, com exposições previstas até o mês de setembro deste ano.

“Um Mundo de Imagens” tem a proposta de utilizar a arte como instrumento de educação, inserindo a vertente do saber ambiental por meio de conteúdo paralelo. A iniciativa vai beneficiar diretamente 9.947 alunos da primeira fase do ensino fundamental do município, e, indiretamente, outras 21 mil pessoas da comunidade local, tendo em vista que cada exposição será também aberta ao público em dias específicos.

Ao final das exposições, cada escola participante receberá uma coleção completa de ‘Êxodos’, composta por 60 imagens, como doação do Instituto Terra para acervo permanente.

Visitas guiadas e oficinas – Aproveitando as visitas guiadas dos alunosà exposição fotográfica ‘Êxodos’, o projeto vai promover atividades educativas dentro de uma visão sistêmica do meio ambiente e considerando o aspecto social uma das dimensões importantes para a formação do ser humano.

“Um dos eixos de atuação do Instituto Terra é a educação ambiental, uma temática complexa e que envolve aspectos das esferas econômica, política, social e ecológica da sociedade. Neste sentido, vamos utilizar as imagens de ‘Êxodos’ como estimulo junto aos estudantes para o necessário debate sobre o papel e a interferência de cada indivíduo e de seus atos na sociedade e no ambiente em que vive”, explica Gladys Nunes Pinto, analista de Educação do Instituto Terra e idealizadora do projeto.

Como etapa inicial do projeto, um grupo de 52 professores da rede municipal foi capacitado na segunda semana de maio para atuar junto aos alunos e demais professores, auxiliando na análise das imagens fotográficas de ‘Êxodos’, uma mostra que impactou o mundo em seu lançamento, na virada do milênio.

Após as visitas guiadas à exposição, os alunos de cada escola serão estimulados a se expressar criativamente sobre o que aprenderam a partir das Oficinas de Criação. Nessa fase os alunos serão orientados pelos professores para criarem um novo trabalho ou arte, por meio de diferentes linguagens artísticas, retratando o meio em que vivem, seja o meio natural ou o com interferência humana. Como atividade de encerramento, o projeto prevê exposições com as criações dos alunos.

As imagens de ‘Êxodos’ registram a história da humanidade em trânsito, de pessoas de diferentes nacionalidades que se tornaram migrantes, refugiados ou exilados por forças que não tiveram como controlar, fugindo da pobreza, da repressão ou das guerras. A exposição é fruto de um trabalho desenvolvido pelo fotógrafo Sebastião Salgado com a parceria de sua esposa, Lélia Deluiz Wanick Salgado, durante seis anos, percorrendo 40 países.

Projeto “Um Mundo de Imagens: Exposição Itinerante da Coleção Êxodos”

Escolas participantes / Data

Maria Istela Modenesi (25 a 29 de Maio)

Dom Helder P. Câmara (1 a 5 de Junho)

Valéria Maria Miranda (8 a 12 de Junho)

Naly da Encarnação Miranda (15 a 19 de Junho)

Jonas Farias (22 a 26 de Junho)

Ismênio de Almeida Vidigal (29 de Junho a 3 de Julho)

Jardim Bela Vista(6 a 10 de Julho)

EEEF Elice Baptista Gaudio (27 a 31 de Julho)

Carla Patrícia (3 a 7 de Agosto)

Altair Siqueira Costa (10 a 14 de Agosto)

Dom José Mauro P. Bastos (17 a 21 de Agosto)

Manoel Carlos de Miranda (24 a 28 de Agosto)

Padre Gabriel (31 de Agosto a 4 de Setembro)

João Paulo II (8 a 11 de Setembro)

Fonte: Ascom/Instituto Terra