EDUCAÇÃO
Escolas de Vila Velha ampliam inclusão com ensino de Libras
Escolas de Vila Velha ampliam inclusão com ensino de Libras na rede pública do município
Em 25/04/2025 Referência CORREIO CAPIXABA - Redação Multimídia
Foto: Assessoria/Divulgação/Prefeitura de Vila Velha
As Escolas Referência proporcionam o ensino da Libras para cerca de 1.810 alunos, nos turnos matutino e vespertino, acrescido de uma sala bilíngue multisseriada de alunos surdos.
A língua brasileira de sinais (Libras) está presente no cotidiano de 27 escolas do município, onde políticas públicas voltadas à acessibilidade linguística têm garantido o direito à comunicação e à aprendizagem para estudantes surdos e com deficiência auditiva. Com duas Escolas Referência e uma equipe bilíngue atuando em unidades escolares diversas, a gestão municipal busca consolidar práticas pedagógicas que promovem o convívio, o respeito à diferença e a valorização da Libras como instrumento de acesso ao conhecimento.
>> Projetos de leitura transformam o futuro de alunos de Viana
Para otimizar a Política Bilíngue para alunos surdos, a Secretaria Municipal de Educação implementou Escolas Referência no atendimento aos alunos surdos, por meio do Decreto Municipal nº 108 de 2015: a UMEF Deputado Paulo Sérgio Borges, em Morada da Barra (Região 5) e a UMEF Professora Nice de Paula Agostini Sobrinho, em Boa Vista (Região 1). Em 2024, a língua brasileira de sinais foi implantada como componente curricular nestas duas escolas.
As Escolas Referência proporcionam o ensino da Libras para cerca de 1.810 alunos, nos turnos matutino e vespertino, acrescido de uma sala bilíngue multisseriada de alunos surdos. Nelas, às quintas-feiras, o Hino Nacional e o de Vila Velha são interpretados e cantados em Libras por alunos surdos e ouvintes.
Nas demais 17 unidades de ensino com matrícula de estudantes surdos e/ou com deficiência auditiva é realizada, uma vez por semana, os alunos participam de oficina de Libras, a fim de promover a inclusão e a comunicação com esse público-alvo.
A secretária de Educação, Carla Cabidel, reforçou como a gestão do prefeito Arnaldinho Borgo tem priorizado a educação inclusiva.
“Estamos buscando, constantemente, mais investimentos para proporcionar, cada vez mais, as condições necessárias para potencializar o desenvolvimento das habilidades dos nossos alunos. As ações pedagógicas inclusivas no ambiente escolar são o primeiro passo para uma infinidade de oportunidades que terão ao longo de suas vidas”, apontou.
Data comemorativa
Nessa quinta (24), foi comemorado o Dia Nacional da Libras, data que remete à sanção da Lei nº 10.436/2002, de 24 de abril de 2002, que reconhece a língua brasileira de sinais como meio legal de comunicação e expressão no Brasil. A data reforça a importância de políticas públicas que assegurem o direito à comunicação e à educação inclusiva, como as ações que vêm sendo desenvolvidas de forma contínua nas escolas da rede municipal de Vila Velha. (Semcom/PMVV)
Leia também:
> Projetos de leitura transformam o futuro de alunos de Viana
> Dia de Educação para os Surdos: Serra tem aulas bilingues
> Fies abre inscrições para vagas remanescentes do 1º semestre
> Enem: prazo para isenção de taxa de inscrição termina na sexta
> MEC abre inscrições para apoio e financiamento de cursinhos
> Escolas de Cariacica adotam nova gestão da merenda
> Lula inaugura prédios da UFF e anuncia edital para cursinhos
ACESSE: SITE | INSTAGRAM | LINKEDIN | FACEBOOK | YOUTUBE | APP | RÁDIOSNET













