CULTURA
Escolas de Vila Velha (ES) comemoram Dia Nacional da Consciência Negra
As comemorações se estendem até o final do mês de novembro, com programação variada..
Em 20/11/2014 Referência CORREIO CAPIXABA - Redação Multimídia
Exposições e desfiles da beleza negra invadem as escolas municipais de Vila Velha. O Dia Nacional da Consciência Negra, celebrado no dia 20 de novembro, é lembrado em alto estilo pelos estudantes. As comemorações vão até o final de novembro. Nesta quinta-feira (20), às 7 horas, o desfile chega à Unidade Municipal de Ensino Fundamental (Umef) Izaltina Almeida Fernandes, em Jardim Marilândia.
As inúmeras apresentações artísticas desenvolvidas pelos alunos é a culminância do projeto pedagógico que trabalha a consciência negra e a discriminação racial. Em algumas unidades de ensino, além dos trabalhos, os alunos puderam experimentar os pratos típicos da culinária africana e assistirem vídeos e palestras com o tema O Brasil que os negros ajudaram a construir.
Ações em comemoração ao Dia da Consciência Negra têm como objetivo fazer uma reflexão sobre a relevância da cultura e do povo africano e o impacto que tiveram na evolução cultura brasileira.
Sociologia, política, religião e gastronomia, entre várias outras áreas, foram profundamente influenciadas pelas culturas negra e africana. É dia de comemorar e mostrar profundo apreço pela cultura afro-brasileira.
Dia Nacional de Zumbi e da Consciência Negra
Celebrado no dia 20 de novembro, foi instituído oficialmente pela lei nº 12.519, de 10 de novembro de 2011. A data faz referência à morte de Zumbi, o então líder do Quilombo dos Palmares. Zumbi foi morto em 1695, na referida data, por bandeirantes liderados por Domingos Jorge Velho.
Fonte:PMVV