CIDADE

Escolas de Vila Velha não terão aulas nesta segunda (20)

14 escolas foram muito afetadas pelas chuvas, diz levantamento da prefeitura.

Em 19/05/2019 Referência CORREIO CAPIXABA - Redação Multimídia

Foto: Reprodução / Instagram

Catorze das 100 escolas municipais não terão aulas nesta segunda-feira (20). Levantamento feito pela Prefeitura de Vila Velha indica que 13 unidades de Educação não funcionarão em consequência das fortes chuvas que atingiram a Grande Vitória entre a sexta-feira (17) e o sábado (18). 

"Doze escolas administradas pela Prefeitura de Vila Velha não funcionarão nesta segunda-feira (20), devido à falta de condições de acesso às unidades. São unidades sobretudo na Região 4, em bairros como Cobilândia e Jardim Marilândia. Estas localidades foram muito afetadas pelas chuvas. Já a Unidade Municipal de Ensino Fundamental (Umef) Doutor Trancredo de Almeida Neves, localizada no bairro Cobi de Cima, não atenderá aos alunos por causa de uma atividade de manutenção que será promovida pela EDP Escelsa na região", afirmou o secretário municipal de Educação, Roberto Beling.  

A Unidade Municipal de Educação Infantil (Umei) Maria Elisa Vereza Coutinho, em São Conrado, não funcionará nesta segunda-feira (20) por estar recebendo desabrigados e desalojados. Equipes da Prefeitura de Vila Velha já iniciaram a limpeza de escolas localizadas em todas as regiões da cidade neste domingo (19).  

A Secretaria Municipal de Educação (Semed) informa que os alunos das unidades onde não serão realizadas aulas não terão o aprendizado afetado. As atividades letivas devem ser retomadas normalmente nesta terça-feira (21).  

A cidade recebeu aproximadamente 200 milímetros de chuva em apenas 24 horas, no período compreendido entre a sexta-feira (17) e o sábado (18), de acordo com o Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemadem).  

Escolas municipais que não funcionarão nesta segunda-feira (20):  

Unidades Municipais de Educação Infantil (Umeis) 
- Maria Eliza Vereza Coutinho (São Conrado) - Recebendo desabrigados/desalojados
- Pré-escolar Maria Rita Neves Moraes (Itapuã)
- José Silvério Machado (Jardim Marilândia)
- Pedro Pandolfi (Rio Marinho)
- Pedro Cavalieri (Vila Batista)
- Tia Nenzinha (Divino Espírito Santo)
- Professora Normília da Cunha Santos (Terra Vermelha) 
Unidades Municipais de Ensino Fundamental (Umefs) 
- Professor Paulo César Vinha (Terra Vermelha)
- Pedro Herkenhoff (Cobilândia)
- Paulo Mares Guia (Cobilândia)
- José Elias de Queiroz (Cobi de  Baixo)
- Izaltina Almeida Fernandez (Jardim Marilândia)
- Antônio Bezerra de Farias (Vila Garrido)
- Dr. Tancredo de Almeida Neves (Cobi de Baixo) - A EDP Escelsa estará realizando manutenção preventiva na região

MAIS NOTÍCIAS

Moradores que estavam nos abrigos da Prefeitura começam a retornar às suas casas

As pessoas que ficaram desabrigadas devido às fortes chuvas que atingiram o município de Vila Velha, desde a madrugada desse sábado (18), estão retornando para suas casas ao longo deste domingo (19). Pontos de alagamento estão sendo normalizados com a vazão das águas. A Prefeitura de Vila Velha continua prestando assistência aos moradores que não tinham onde pernoitar e ficaram abrigados na escola e ainda não conseguiram retornar para suas residências.
As pessoas estavam acolhidas e recebendo assistência com alimentação, materiais de higiene, colchões e roupas. Das 11 famílias abrigadas (34 pessoas) na Unidade Municipal de Educação Fundamental (Umef) Prof Aylton de Almeida, em Terra Vermelha, oito famílias deixaram o abrigo (25 pessoas) esta manhã.
 As outras 3 famílias (9 pessoas) estavam terminando a limpeza das casas e também já deixaram o local na tarde deste domingo (19). Outras 46 pessoas continuam abrigadas na Unidade Municipal de Ensino Infantil (Umei) Maria Eliza Vereza Coutinho, localizada em São Conrado.
Com a vazão da água e o fim da maioria dos alagamentos, a previsão é de que a maioria das pessoas retornem às suas casas entre esta segunda (20) e terça-feira (21).

MAIS NOTÍCIAS

Unidades de Saúde retomam atendimentos nesta segunda-feira (20)

Das 19 unidades de saúde de Vila Velha, 16 retomam suas atividades normalmente nesta segunda-feira (20), após os alagamentos verificados por conta das fortes chuvas que caíram na Grande Vitória desde a madrugada de sábado (18).

As unidades de Coqueiral de Itaparica e Araçás terão o atendimento suspenso por danos em suas instalações e equipamentos. Situação que deve contornada no decorrer da semana pelas equipes de manutenção da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), as quais estão trabalhando nos reparos desde a manhã deste domingo (19).

Quanto à unidade de Jardim Marilândia, não se registrou estragos causados pelas chuvas em suas instalações. Mas o acesso, tanto de servidores quanto de usuários, está bastante dificultado em razão de alagamentos na região. Sua abertura, portanto, está condicionada ao escoamento das águas.

Urgência e Emergência

Nos casos de urgência e emergência, moradores devem buscar atendimentos no Pronto Atendimento da Glória, diante do fato de instalações e equipamentos do Pronto Atendimento e do Hospital Maternidade de Cobilândia terem sido seriamente atingidos pelas enchentes. Não há previsão de reabertura do complexo até que sejam concluídos os serviços de desinfecção dessas unidades.

As ocorrências para obstetrícia de risco habitual e urgência/emergência para gestantes, parturientes e recém nascidos o encaminhamento será feito para o Hospital Estadual Infantil e Maternidade Alzir Bernardino Alves (Heimaba) – avenida Ministro Salgado Filho, 918 - Cristóvão Colombo, Vila Velha.

As principais notícias do Espírito Santo, do Brasil e do Mundo, você encontra no Portal CCNEWS BRASIL