EDUCAÇÃO

Escolas do Ceará explicam o motivo do sucesso no Enem.

Parceria entre professores, alunos e famílias contribuiu para o bom resultado.

Em 28/08/2015 Referência CORREIO CAPIXABA - Redação Multimídia

Maior e mais moderna escola de Mauriti, município com 45,8 mil habitantes a 516 km de Fortaleza, a Padre João Bosco de Lima tem 432 alunos. O diretor Júlio César Matos conta que os professores acompanham o estudante também na vida social e familiar, contribuindo para o baixo índice de evasão escolar.

“A escola promove a formação continuada dos professores para que eles discutam problemas relacionados à aprendizagem dos alunos, como fazer para melhorar o desempenho de cada um”, explicou. “O Enem comprova se o aluno tem a aprendizagem adequada ou ainda precisa de melhoras.” Para o exame, a escola investe na motivação dos estudantes, ao mostrar como o Enem pode ser a forma de entrada para a Educação Superior.

A segunda instituição mais bem pontuada, a Escola Deputado Cesário Barreto Lima, em Sobral, cidade de 199,7 mil habitantes, localizada a 210 km de Fortaleza, tem 425 alunos do Ensino Médio. O centro de ensino conta com um projeto de estudo de grupo, no qual os alunos tiram dúvidas com professores e colegas, além de avaliações bimestrais, nos moldes da prova nacional.

Para o coordenador de avaliação e acompanhamento da educação da Secretaria de Educação do Ceará, Rogers Mendes, os resultados obtidos pelas duas escolas representam o grande esforço das unidades de ensino para garantir as oportunidades de acesso ao conhecimento escolar e ao ensino. “Os resultados do Enem 2014 devem-se ao compromisso de gestores e educadores de acreditar nos estudantes e apoiá-los em todos os seus desafios, sejam sociais, acadêmicos ou profissionais.”

Segundo o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2014, essas duas escolas são as melhores unidades de grande porte da rede pública com mais de 90 alunos com nível socioeconômico baixo ou muito baixo.

Fonte: Portal Brasil, Ministério da Educação