LAZER
Escolas do Grupo A encerram com chave de ouro o Carnaval 2015 de Vitória (ES).
A Piedade foi a primeira escola a desfilar na noite deste sábado (7) pelo Grupo A.
Em 08/02/2015 Referência CORREIO CAPIXABA - Redação Multimídia
Nem mesmo a chuva foi capaz de tirar o brilho das escolas de samba do Grupo A do Carnaval de Vitória (ES) na moite deste sábado (7). Nas arquibancadas do Sambão, mesmo com capas e guarda-chuvas, a plateia também não desanimou e manteve a animação até o final, cantando e vibrando com cada agremiação que entrava na passarela do samba.
Para o prefeito de Vitória, Luciano Rezende, este foi um dos carnavais mais contagiantes já realizados na cidade. "O desfile foi um sucesso, conseguindo ser mais bonito e consistente que o do ano passado. Só choveu um pouco e a maior parte do tempo as escolas tiveram boas condições para fazer bonito. Estou muito feliz com o nosso Carnaval e esperamos que em 2016 este sucesso possa ser superado”, disse.
A primeira escola a desfilar foi a Piedade, que levou para a passarela do samba o enredo que ressaltou a sua história de 60 anos e seus 14 títulos de campeã do Carnaval de Vitória. Com o enredo "60 anos: uma odisseia carnavalesca de conquistas", a escola invadiu a avenida com fantasias deslumbrantes. Destaque para a comissão de frente, que contou o início da história do mundo e trouxe dinossauros, o túnel do tempo, além dos dragões, símbolo da escola.
Mariana Garcia
Novo Império desfilou debaixo de chuva, mas levou muita animação para a avenida (Ampliar imagem)
Carlos Antolini
Boa Vista levantou o Sambão e mostrou que vem com tudo em busca do título (Ampliar imagem)
Homenagens
A Jucutuquara foi a segunda a entrar na avenida e, apesar de estar de luto pelo falecimento do presidente da escola, Adilson Ribeiro da Silva, o mestre Ditão, a escola brilhou na avenida e trouxe muita alegria para cantar o enredo "Itapemirim: sob o caminho das águas, às suas ordens". Homenagens não faltaram e a ala da Velha Guarda entrou com laços pretos no peito. O último carro alegórico trouxe ao fundo uma enorme imagem do mestre Ditão com os dizeres: "Uma vida, uma história, uma escola".
A Novo Império foi a terceira a entrar na avenida, já na madrugada deste domingo (8), sob chuva incessante, com o samba-enredo "Espelho, espelho meu". A história abordou o espelho, a vaidade e a beleza ao longo da história e no imaginário popular. Os carros representaram a mitologia grega, os orixás, o Palácio de Jade, a vaidade e a maçã. Destaque para a comissão de frente, composta por 17 integrantes, retratando os diferentes padrões de beleza e as formas de se olhar no espelho.
Com enredo que exalta os 450 anos da Cidade Maravilhosa, a Boa Vista cantou as belezas e os encantos do Rio de Janeiro e levantou o Sambão do Povo. A escola evocou as bênçãos de São Sebastião e São Jorge com alegorias e carros que mostraram as belezas dos famosos blocos carnavalescos do Rio, o Maracanã, o Cristo Redentor, o Pão de Açúcar, as praias de Copacabana e Ipanema, a Lapa, as comunidades, as Olimpíadas 2016, a realeza, entre outras atrações cariocas. O prefeito do Rio, Eduardo Paes, e a musa do Carnaval carioca Viviane Araújo foram as presenças ilustres.
Encerrando a folia, a Mocidade Unida da Glória (MUG) levou para a avenida o sonho com o enredo "No reino de sua majestade, o sonho". A escola abriu os portais imaginários e apresentou uma aventura do mundo do samba, que passou por arco-íris, tesouros, animais alados, rainhas e princesas. A escola apostou no luxo de suas fantasias e em carros alegóricos grandiosos.
Apuração
A campeã do Carnaval de Vitória 2015 será conhecida nesta terça-feira (10), reservando ainda fortes emoções às agremiações e aos foliões. A contagem dos pontos e divulgação ocorrerão no clube Álvares Cabral, às 15 horas.
André Sobral
Mocidade Unida da Glória apostou em fantasias luxuosas na passarela do samba (Ampliar imagem)
Mariana Garcia
Camarote da Ilha foi um dos espaços mais badalados do Sambão do Povo
Fonte: Secom/PMV