EDUCAÇÃO

Escolas públicas de SP receberão projeto de contar histórias às crianças

O programa Viva e Deixe Viver tem o intuito de estimular a leitura infantil.

Em 02/03/2017 Referência CORREIO CAPIXABA - Redação Multimídia

O projeto ‘Viva e Deixe Viver’ retoma, no início de março deste ano, as apresentações de contação de histórias baseadas em livros infanto-juvenis que visam a valorização dos autores brasileiros e a prática da leitura nas escolas públicas da cidade de São Paulo.

A iniciativa, que é apoiada pela Pernambucanas,Fundo Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (FUMCAD) e Rede Globo, leva a cada um dos estudantes um exemplar do livro utilizado durante as apresentações para que possam interagir com a história de forma mais completa posteriormente. Após cada uma das apresentações, são realizadas oficinas sobre a arte de contar histórias para as crianças expectadoras.

Em 7 e 8 de março será a vez da Escola Municipal de Ensino Fundamental (EMEF) Herbert de Soyza, em Campo Limpo. Outras seis escolas, que ficam no Mandaqui Itaquera, Santa Cecília e Pirituba, receberão o projeto até o mês de junho, A iniciativa pioneira da Associação Viva e Deixe Viver teve início em 3 de novembro de 2016. Cada estudante também ganha um jogo ‘Eu Conto!’, que foi lançado em 2008 pela Associação e é uma ferramenta original para criar, contar histórias, levar educação e entretenimento às crianças e adultos, ensinando e divertindo toda a família.

“Com a utilização de livros altamente indicados para esse público, queremos que os estudantes se interessem pela leitura e sejam sensibilizados com a arte de contar histórias, atividade que é a razão de ser da Viva e Deixe Viver”, comenta Valdir Cimino, fundador e presidente da entidade que, há 19 anos, mobiliza voluntários na contação de histórias para crianças e adolescentes hospitalizados.

Confira a agenda de 2017:

*7 e 8 de março - EMEF Herbert de Soyza, em Campo Limpo
*9 e 10 de março - Escola Estadual Major José Marcelino da Fonseca, no Mandaqui
*21 e 22 de março - EMEF Guimarães Rosa, em Itaquera
*5 e 6 de abril - EMEF Prof. Adolpho Otto de Laet, no Mandaqui
*25 e 26 de abril - Escola Estadual Arthur Guimarães, em Santa Cecília
*15 e 16 de maio - EMEF Prof. Luiz David Sobrinho, em Pirituba
*7 e 8 de junho - EMEF Pe. Leonel Franca, em Pirituba