EDUCAÇÃO
Escolas públicas do ES participam do Programa Zenzinho Sustentável.
É uma parceria entre Sedu e Mosteiro Zen Morro da Vargem, localizado em Ibiraçu (ilustração).
Em 06/11/2015 Referência CORREIO CAPIXABA - Redação Multimídia
Respeito mútuo, trabalho em equipe, vida participativa, atenção plena, disciplina, concentração e respeito à diversidade. Esses são alguns dos conceitos propostos aos alunos das escolas da rede estadual que participam do Programa Zenzinho Sustentável. A ação é uma parceria entre a Secretaria de Estado da Educação (Sedu) e o Mosteiro Zen Morro da Vargem, localizado em Ibiraçu.
O Zenzinho contempla práticas pedagógicas pautadas na vivência e experimentação, e tenta despertar para o problema da degradação do meio ambiente, constituindo uma forma abrangente de educação para que os estudantes tenham uma visão mais objetiva do funcionamento da sociedade e tornem-se mais motivados para a vida coletiva.
Arielly dos Santos Coutinho, aluna da 3ª série do Ensino Médio da Escola Prof Fernando Duarte Rabelo, contou sobre a experiência de participar do Programa. “A experiência de estar no Mosteiro é muito interessante e diferente. Nos traz um grande aprendizado. O que mais me chamou a atenção foi a organização de tudo lá dentro. Logo que cheguei, não entendi muito bem o propósito, mas no final, aprendi que tudo que fazemos, tem que ser pensando no outro”, diz Arielly.
O coordenador do projeto na Sedu Wanderley Lopes Sebastião considera o local excelente para as práticas propostas. “O Mosteiro proporciona aos seus visitantes o contato com uma filosofia de vida diferente. Permite que os estudantes vivenciem, ainda que por um curto período, práticas cotidianas de uma cultura Zen Budista. Além disso, promove o experimento de técnicas de concentração, estimula a contribuição de cada pessoa na melhoria do ambiente escolar e instigam os participantes a se sentirem como parte integrante do meio em que vivem”, disse o coordenador.
Dez escolas já participaram da experiência e sete já estão agendadas para irem até o final de dezembro.
A professora de Geografia Samira Sanches, que acompanhou os alunos da Escola Prof Fernando Duarte Rabelo, também falou sobre a ação. “Acredito que o programa foi uma experiência muito proveitosa para os alunos. Os valores de cuidado com o próximo, disciplina, além das discussões que nos fizeram repensar atitudes e hábitos do dia a dia, foram muito importantes para nós. Especialmente para os alunos que iam fazer o Enem e tiveram a oportunidade de momentos de reflexão”, falou Samira.
Zenzinho
Programa de Educação Ambiental, criado em 1996, com foco no ser humano, que alia modernas práticas pedagógicas à vivência em um Mosteiro. Dentre as atividades do Zenzinho as crianças aprendem a cuidar de si, com atitudes simples como arrumar a própria cama, lavar o seu prato e não deixar sobras de alimentos, além de práticas para desenvolver a disciplina e a atenção.
O Mosteiro Zen Morro da Vargem se estabeleceu seguindo a secular escola Soto Zen, introduzida no Japão no século XIII pelo Mestre Dogen Zenji (1200-1253), fundador do Mosteiro Eihei-ji em
Mosteiro Zen Morro da Vargem
Estabeleceu seguindo a secular escola Soto Zen, introduzida no Japão no século XIII pelo Mestre Dogen Zenji (1200-1253), fundador do Mosteiro Eihei-ji em 1244. Ao longo de sua vida, Mestre Dogen destacava a importância da simplicidade, disciplina e da prática do Zazen, a Não-Ação.
A vida no Mosteiro Zen é cercada por rigorosa disciplina, voltada para a leveza das posturas e a liberdade da mente, e não para a estagnação. O bom humor é marca registrada no cotidiano dos monges. Brincadeiras, respostas inesperadas e vivacidade nos mínimos gestos são tradições no zen budismo.
Longe de mitificar ou alimentar o temor a deuses poderosos e severos, o zen trata o Buda sem dogmatismos. Frequentemente, os ensinamentos são transmitidos com histórias engraçadas e as vezes desconcertantes.
Ascom/SEDU