EDUCAÇÃO
Escolas recebem um projeto sobre o manguezal de Vitória
Projeto "Mangueando na Educação" visa ampliar o nível de conscientização da população
Em 10/06/2022 Referência CORREIO CAPIXABA - Redação Multimídia
Aproximadamente 25 crianças do Cmei "Georgina da Trindade Farias", que fica no bairro São José, foram até o Parque Dom Luiz Gonzaga Fernandes para ter contato direto com o ecossistema, por meio de vivências, aprendizados e troca de saberes.
A educação ambiental está presente na vida das crianças e estudantes dos Centros Municipais de Educação Infantil (Cmei) e Escolas Municipais de Ensino Fundamental (Emef) de Vitória. Nessta semana, o projeto "Mangueando na Educação", desenvolvido pela Gerência de Educação Ambiental (GEA), passou pelo Cmei "Georgina da Trindade Farias" e Cmei "Nelcy da Silva Braga".
O projeto "Mangueando na Educação" visa ampliar o nível de conscientização da população, principalmente dos estudantes da rede pública de Vitória em relação à importância da preservação e conservação do ecossistema manguezal.
Aproximadamente 25 crianças do Cmei "Georgina da Trindade Farias", que fica no bairro São José, foram até o Parque Dom Luiz Gonzaga Fernandes para ter contato direto com o ecossistema, por meio de vivências, aprendizados e troca de saberes. Ao longo da programação aconteceram diversas brincadeiras, dinâmicas, alongamentos, trilhas em torno do manguezal, um mutirão de limpeza "simbólico" com os estudantes.
Já o Cmei "Nelcy da Silva Braga", localizado em São Cristóvão, realizou com 92 crianças do turno matutino e vespertino, jogos educativos sobre o ecossistema manguezal que visa possibilitar brincadeiras cooperativas levando em consideração as características socioambientais e bioecológicas do ecossistema manguezal.
Além dos jogos, a escola possui programação para desenvolver um teatro de fantoche, uma visita ao manguezal próximo ao Galpão das Paneleiras, e uma atividade especial em comemoração ao Dia dos Manguezais, celebrado no dia 26 de julho.
O Manguezal
O manguezal é responsável por mais de 95% do alimento que o ser humano captura do mar. A preservação desse ecossistema é fundamental para a vida das comunidades que vivem em seu entorno. Vitória tem o maior manguezal em área urbana do mundo, com aproximadamente 12 km² de extensão.
Esse ecossistema costeiro, que compreende toda a baía da cidade, desde Santo Antônio até o bairro Jabour, é fundamental para o equilíbrio ecológico. Devido a sua grande biodiversidade, o mangue é um grande berçário natural para aves, peixes, moluscos e crustáceos, sendo um dos ecossistemas mais importantes do planeta. (Secom/PMV)
Leia também:
> Ministério da Educação retira mais R$ 220 milhões das federais
> Vitória oferece 535 vagas em 33 cursos de qualificação
> MEC vai formar professores para acolher alunos imigrantes
> Vila Velha: atendimento em Tempo Integral será ampliado
> Escola de Cariacica realiza o ‘1º Plantão Pedagógico de 2022’
> Começa hoje (7) a 17ª Olimpíada Brasileira de Matemática
> Governo abre inscrições para cursos on-line do Qualificar ES
> Cariacica: alunos da EJA lançam livro nesta quinta-feira (9)
> Sedu oferece 2 mil vagas para a ‘Formação de Nivelamento’
> MEC desbloqueia R$1,6 bilhão das universidades federais
> Professores de Cariacica passam por uma nova formação
TAGS: PROJETO | MANGUEZAL | VITÓRIA | CONSCIENTIZAÇÃO | ESTUDANTES