EDUCAÇÃO
Escolas serão premiadas por iniciativas de prevenção a acidentes.
Estão concorrendo ações desenvolvidas por 20 escolas estaduais.
Em 08/10/2015 Referência CORREIO CAPIXABA - Redação Multimídia
Boas iniciativas com campanhas de prevenção de acidentes nas escolas estaduais serão premiadas. Essa é a proposta do projeto Amadurecer – Escola Segura, que será realizado nesta quinta-feira (08), na Prevenir - 2ª Feira de Saúde e Segurança do Trabalho, que acontece no Centro de Eventos de Carapina, na Serra. Estão concorrendo ações desenvolvidas por 20 escolas estaduais.
As escolas que concorrem à premiação fazem parte do Projeto Amadurecer, onde uma das ações é o Programa Escola Segura, que estimula e mobiliza as instituições de ensino para geração de valor na prevenção de acidentes, promovendo a educação dos alunos na percepção de riscos e comportamento seguro.
Atualmente, 20 escolas da rede estadual estão participando do projeto. São elas: Assisolina Assis Andrade, Florentino Ávidos, Francelina Carneiro Setubal e Agenor de Souza Lé, do município de Vila Velha; Clovis Borges Miguel, Belmiro Teixeira Pimenta, Prof.ª Juracy Machado, Maria Penedo e D. João Batista M. e Albuquerque, da Serra; além da São João Batista, Hunney Everest Piovesan e Ary Parreiras, de Cariacica; Nelson Vieira Pimentel, Maria Novaes Pinheiro, Ewerton Montenegro Guimaraes, de Viana; e as escolas Maria Ortiz, Colégio Estadual, Fernando Duarte Rabelo, Arnulpho Mattos e Almirante Barroso, de Vitória.
Premiação
Nesta quinta-feira (08) será realizada a premiação do projeto Amadurecer – Escola Segura e três escolas serão premiadas pelo melhor resultado, baseado no desempenho e/ou iniciativa na prevenção de acidentes. Além disso, também serão premiados alunos de cada uma delas, que se destacaram pela responsabilidade, compromisso, liderança, empatia e notas. As escolas ganhadoras serão contempladas com uma “Smart TV 55 polegadas”.
Foram avaliadas iniciativas e/ou práticas pedagógicas, de liderança, proteção individual e coletiva, gestão na prevenção de acidentes e condições físicas e estruturais das unidades.
A visita técnica de avaliação foi relizada por dois técnicos da Sedu, um oficial do Corpo de Bombeiros, um analista em segurança e um representante da engenharia da Vale.
Também serão premiadas duas escolas que se destacaram por confeccionarem cartazes referentes ao assunto de segurança individual e coletiva.
Outro destaque da premiação será o projeto de preservação patrimonial desenvolvido pelo estudante de Pedagogia Benedito Ferreira Filho, que é segurança da Escola Estadual Assisolina Assis Andrade.
A premiação, que será realizada às 14 horas, no auditório 02, da Feira Prevenir, é uma estratégia de inspirar as escolas a despertarem para a importância da abordagem educacional na prevenção de acidentes.
Feira Prevenir
A Feira teve início nessa terça-feira (06) e segue até quinta (08), no Centro de Eventos de Carapina, na Serra, reunindo profissionais da área de saúde e segurança, empresários, gestores, patrocinadores, estudantes, entidades e órgãos de apoio, expositores e compradores.
Durante o evento, estão sendo realizadas diversas palestras, premiações, lançamentos de projetos e intercâmbio de experiências.
No estande da Secretaria de Estado da Educação (Sedu) estão expostos os trabalhos desenvolvidos pelas 20 escolas estaduais participantes do Projeto Amadurecer – Escola Segura, com fotos das visitas realizadas e trabalhos/projetos envolvendo o tema segurança, realizados por alunos da Escola Estadual Arnulpho Mattos, localizada em Vitória.
A Prevenir – 2ª Feira de Saúde e Segurança do Trabalho é uma iniciativa do Sindicato das Indústrias Metalúrgicas e de Material Elétrico do Espírito Santo (Sindifer) e é organizada por um comitê, representado por parceiros que discutem e alinham o evento, que tem como objetivo despertar, conectar e mobilizar a sociedade para geração de valor à vida.
Fonte: SEDU