TEMAS GERAIS

Esesp prepara novidades para o ano de 2016

Nestas primeiras semanas, reuniões estão sendo realizadas com os membros da equipe.

Em 09/01/2016 Referência CORREIO CAPIXABA - Redação Multimídia

Após encerrar 2015 com um resultado acima do esperado, a Escola de Serviço Público do Espírito Santo (Esesp) se prepara para iniciar as atividades deste ano. Nestas primeiras semanas, reuniões estão sendo realizadas com os membros da equipe de trabalho e com parceiros para planejar as ações a serem desenvolvidas durante os próximos meses
 
De acordo com a Diretoria da Esesp, a previsão para este ano é a ampliação do número de servidores públicos capacitados, tanto no Estado quanto nos Municípios, chegando a um total de 25 mil até dezembro. A ideia é desenvolver, a partir das experiências atuais, novos produtos e soluções educacionais.
 
Um dos focos da autarquia para este ano é a ampliação da oferta de cursos online, potencializando o uso da tecnologia no processo de qualificação do serviço público. Os membros da equipe responsável trabalham para oferecer formações inéditas nesta modalidade de ensino, que vem obtendo sucesso entre os usuários.
 
Em relação aos cursos presenciais, a intenção é que eles também passem a contar com a articulação e integração de novas ferramentas tecnológicas, que ajudará na produção e compartilhamento do conhecimento durante o processo de ensino/aprendizagem. 
 
Outra ação planejada pela autarquia é a Escola de Líderes, que integra o programa de formação de gestores ‘Competências Gerenciais do Século XXI’. Segundo a diretora técnica, Sylvana Torres, este será um espaço para compartilhamento de conhecimento, troca de experiências e crescimento entre dirigentes e gestores intermediários. 
 
“Estamos articulando novas parcerias, a participação de outras escolas de Governo e das melhores escolas de Administração do país no suporte a esta ação”, contou. A Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes) também foi procurada para a criação de um termo de cooperação para a oferta de ações de formação continuada. 
 
Outras novidades
 
Outra iniciativa da Escola é a conclusão dos estudos para a realização de uma pesquisa sobre os impactos da ação de capacitação no comportamento do servidor e das organizações, assim como das entregas à sociedade. Também estão sendo elencadas as opções de ofertas educacionais para os Municípios, que em 2015 tiveram papel fundamental nos resultados alcançados. 
 
A intenção para o ano também envolve o incentivo à produção e divulgação dos trabalhos realizados pelos docentes da instituição. Para isso serão realizados eventos de autógrafos com as novas obras literárias publicadas por esses profissionais, disseminando tais conhecimentos.
 
Ainda está sendo estudada a criação de uma Rede de Escolas de Governo, com o objetivo de mobilizar uma articulação entre as unidades integrantes dos demais poderes (Legislativo e Judiciário), além dos municípios. Com sua concretização, será possível ter uma integração mais ágil entre as instituições, com troca de experiências e otimização de recursos.  
 
Além disso, a previsão é que um novo laboratório de informática seja criado, em parceria com a Secretaria de Estado de Gestão e Recursos Humanos (Seger), para comportar os cursos da área de compras articulados ao Sistema Integrado de Gestão Administrativa (Siga). 
 
Por fim, está sendo programado o evento de abertura das atividades, previsto para ocorrer no dia 24 de fevereiro. “Estamos preparando todo o ambiente da Esesp para o ano de muito trabalho que teremos”, completou Sylvana.
Fonte:Secom ES