POLÍTICA NACIONAL

Espanha não será dividida, diz primeiro-ministro espanhol

O líder espanhol disse que fará o que puder para garantir a unidade nacional.

Em 09/10/2017 Referência CORREIO CAPIXABA - Redação Multimídia

O primeiro-ministro espanhol, Mariano Rajoy, disse em entrevista publicada nesta segunda-feira (9) que a Espanha não será dividida, uma semana depois que a Catalunha realizou um referendo que, segundo autoridades catalães, mostrou que a população local apoia majoritariamente a independência da região.

Perguntado se existe risco de a Espanha ser dividida, Rajoy disse em entrevista publicada pelo jornal alemão Die Welt nesta segunda que vai fazer o que puder para garantir a unidade nacional.

"Com certeza não. A Espanha não será dividida e a unidade nacional será preservada. Faremos tudo que a legislação permitir para garantir isso".

No entanto, o presidente da Catalunha, Carles Puigdemont, disse no domingo (8) que vai manter o rumo separatista caso não haja diálogo com Madri. Na terça-feira (10), ele deve se dirigir ao Parlamento para falar sobre a situação política atual.

Diante da expectativa de que Puigdemont faça uma declaração unilateral de independência, a Alta Corte da Catalunha pediu à polícia nacional espanhola que forneça segurança extra no prédio do tribunal.

A decisão de pedir reforço à polícia nacional espanhola para proteger o prédio foi tomada de forma a aumentar a segurança no prédio e para "garantir sua operação total e normal" no caso de uma declaração de independência da Espanha, afirmou o tribunal em comunicado.

A Catalunha, que tem seu próprio idioma e cultura e que é liderada por um governo regional pró-independência, realizou no dia 1º de outubro um referendo sobre a separação em desafio à corte constitucional espanhola que considerou a votação ilegal.

Perder o território da Catalunha seria um golpe fortíssimo para o governo espanhol, pois privaria o país de cerca de 16% de sua população, um quinto dos seus rendimentos econômicos e quase um quarto das exportações. Além disso, a Catalunha está entre os destinos mais visitados por estrangeiros que vão à Espanha, respondendo por cerca de um quarto do turismo no país.

(Foto: REUTERS/Sergio Perez)