NEGÓCIOS

Especialista alemão fala sobre gerenciamento de custos assistencial hospitalar.

O sistema DRG é uma metodologia sofisticada de comercialização de serviços.

Em 02/10/2015 Referência CORREIO CAPIXABA - Redação Multimídia

Dariusch Bagheri, especialista alemão em DRG (Diagnosis Related Group),esteve no Brasil na última semana, para apresentar a médicos, administradores e criadores de políticas hospitalares, um panorama prático sobre como estabelecer a metodologia em hospitais do país. Gerente de produtos para processos administrativos em hospitais da Agfa HealthCare na Alemanha, ele participou do Hospital Innovation Show (HIS), no congresso simultâneo 3º simpósio de pagamento por performance, abrindo um debate sobre o tema.

O sistema DRG é uma metodologia sofisticada de comercialização de serviços, gerenciamento de custos e da qualidade assistencial-hospitalar. Concebida em Yale, na década de 1970, há anos está em uso por governos, hospitais e operadoras em países da América do Norte, de toda a Europa ocidental, África do Sul, Ásia e Oceania. A metodologia permite a elaboração de pacotes ou produtos para a venda de serviços hospitalares - clínicos e cirúrgicos - tendo como base informações coletadas a partir da internação de pacientes.

No Brasil, o sistema DRG tem introdução recente, liderada por hospitais como Albert Einstein e Sírio Libanês e, segundo o especialista, é um passo importante para a modernização de processos. “Digamos que introduzir o sistema DRG é como uma expedição, uma descoberta de novas terras, novas costas. O Brasil está justamente fazendo isso: descobrindo o que o DRG pode proporcionar. É claro que o sucesso depende de uma série de fatores e um deles é que se crie um grupo de hospitais que adotem o sistema em suas gestões, além de um comprometimento governamental, para que a transição seja completa e bem sucedida”.

Dentre as características do DRG, o alemão elenca a transparência, a descrição de atividades hospitalares de forma padronizada, aumento da qualidade na assistência médica, a redução do tempo de espera e duração de internações, crescimento em eficiência e apurada determinação de custos. Tudo isso previsto num ciclo de manutenção anual, com revisão de dados clínicos e financeiros, que fazem desta uma metodologia sempre atual, adaptada às demandas do período e à evolução natural de cada grupo hospitalar.

Dariusch destaca que esse é um processo longo, de conhecimento e adaptação para atingir as principais metas do sistema hospitalar. “O DRG é um pré-requisito para planejamento e gerenciamento hospitalar. Com a introdução do sistema DRG, os hospitais tem que cumprir uma série de etapas, que incluem o pagamento justo de fornecedores, o desencorajamento de provisionar serviços desnecessários ao mesmo tempo em que oferecem cuidados apropriados e eficientes, dando suporte às escolhas do paciente e trazendo uma competição saudável ao mercado”.

Sobre a Agfa HealthCare

Agfa HealthCare, membro do Grupo Agfa-Gevaert, é líder global dentre os Agfa HealthCare, membro do Grupo Agfa-Gevaert, é líder global dentre os fornecedores de diagnóstico por imagem e soluções de TI para a área da saúde. A organização tem mais de um século de experiência no setor da saúde e tem sido pioneira no mercado de TI desde o início dos anos 90. Atualmente, a Agfa HealthCare projeta, desenvolve e entrega sistemas de ponta para capturar, administrar e processar imagens de diagnóstico e informações clínico-administrativas para instituições de saúde, fornecendo serviços de consultoria, soluções de gestão hospitalar e clínica (HIS/CIS) e solução de gestão de conteúdo corporativo (ECM) para o setor.

Por Holofote Comunicação