TEMAS GERAIS

Especialista fornece dicas para economizar com conta de luz

Com bandeira tarifária vermelha vigente atualmente, os consumidores têm sentido no bolso

Em 01/10/2024 Referência CORREIO CAPIXABA - Redação Multimídia

Foto: Divulgação/G1 CE

Esse sistema, que indica um custo adicional na conta de energia, pesa nas contas da maioria dos lares brasileiros.


Siga @CORREIOCAPIXABA no Instagram

Com a bandeira tarifária vermelha vigente atualmente no Brasil, os consumidores têm sentido no bolso o impacto da alta nas contas de energia elétrica. Nesse cenário, o aumento da tarifa é um sinal de alerta para a necessidade de adotar medidas que promovam a economia no consumo de eletricidade. Esse sistema, que indica um custo adicional na conta de energia, pesa nas contas da maioria dos lares brasileiros.

>> Anatel incentiva soluções contra dispositivos irregulares

Diante desse cenário, a adoção de hábitos mais eficientes pode fazer a diferença no fim do mês. Para ajudar os consumidores a enfrentarem essa situação de forma mais consciente, o consultor técnico de produto da Carmehil, Leonardo Oliveira, elaborou cinco dicas práticas que podem reduzir consideravelmente o consumo de energia e, consequentemente, os custos com a conta de luz. Confira abaixo:

O especialista recomenda o uso estratégico da iluminação natural durante o dia.

"Sempre que possível, abra cortinas e janelas para iluminar os ambientes com luz natural, reduzindo a necessidade de acender lâmpadas", explica.

Além disso, reorganizar o espaço para que áreas de maior uso diurno, como salas e cozinhas, estejam mais expostas à luz solar pode ser uma solução eficiente.

Outra dica, segundo Leonardo, são as lâmpadas LED, que são até 80% mais eficientes do que as incandescentes e possuem uma vida útil muito maior.

“Trocar lâmpadas antigas por LEDs é um investimento que traz retorno rápido na conta de energia”, ressalta.

Essa medida simples pode gerar uma economia significativa, especialmente em ambientes que necessitam de iluminação constante.

Outra orientação valiosa é usar os aparelhos eletrônicos de forma inteligente, sempre desligando quando não estão em uso.

"Muitas pessoas esquecem televisores, computadores e carregadores conectados na tomada, o que gera consumo desnecessário", aponta.

Ele recomenda utilizar filtros de linha, que possibilitam desligar vários aparelhos ao mesmo tempo, evitando o modo stand-by, que pode representar até 12% do consumo total de um eletrodoméstico.

Um dos grandes vilões da conta de energia é o ar-condicionado.

“Para reduzir o impacto na conta, o mais assertivo é manter o aparelho sempre limpo e ajustar a temperatura para 23°C, um ponto de equilíbrio entre conforto e economia”, explica.

De acordo com a Associação Brasileira de Refrigeração, Ar-condicionado e Ventilação (Abrava), cada grau abaixo de 23°C pode aumentar em até 3,5% de aumento no consumo de energia. Além disso, utilizar a função timer para evitar o uso contínuo durante a noite pode ajudar a evitar desperdícios.

Na hora de adquirir novos eletrodomésticos, o especialista recomenda priorizar aqueles que possuem o ‘selo Procel de eficiência energética’, que atesta os modelos mais econômicos do mercado.

"Um eletrodoméstico com o selo Procel consome menos energia, o que pode representar uma economia considerável no longo prazo", explica.

Em tempos de bandeira tarifária vermelha, pequenas mudanças no dia a dia podem aliviar o peso da conta de luz. Seguir essas dicas não só contribui para a economia doméstica, mas também para o consumo sustentável de recursos naturais, beneficiando o meio ambiente. (AsCom/Capuccino Press) 

Leia também:

Siga a Rádio CCNEWSFM no Instagram
Anatel incentiva soluções contra dispositivos irregulares
Sistema Aquaviário recebe quarta embarcação nesta quinta
ES tem maior desigualdade salarial entre homens e mulheres
Chuvas alagam ruas e destelham casas no Rio Grande do Sul
Governo ES publica Anuário Estadual da Segurança Pública
STF aprova direito de testemunhas de Jeová recusar transfusão
Rede de fibra óptica do Governo ES alcança 70 municípios
Chuvas e alagamentos atingem parte do Rio Grande do Sul

TAGS:
ESPECIALISTA | ECONOMIZAR | ENERGIA | ELÉTRICA | CONSUMIDORES