MOTOR

Especialista orienta sobre como dirigir bem e evitar prejuízo.

Gilcemar Rodrigues fala de dicas importantes que devem ser incorporadas no dia a dia.

Em 24/03/2017 Referência CORREIO CAPIXABA - Redação Multimídia

Mesmo entre os motoristas mais habilidosos, vez ou outra surgem questionamentos em relação ao funcionamento do carro e sobre as atitudes corretas para se adotar ao volante. Para ajudar a esclarecer essas dúvidas, o supervisor de pós-vendas da Tai Motors, Gilcemar Rodrigues, foi consultado e oferece dicas importantes que devem ser incorporadas no dia a dia.

Estacionar corretamente vai muito além de fazer uma boa baliza. 

Alguns hábitos inadequados podem comprometer itens do veículo e pesar no bolso. Ao parar na ladeira, por exemplo, há motoristas que deixam as rodas dianteiras viradas para a calçada, na expectativa que, nessa posição, o automóvel não se movimente se o freio de mão falhar.

“O problema é que, ao menor peso que seja colocado no automóvel assim estacionado, todo o conjunto da suspensão pode ser danificado, como barra de direção e amortecedores”, explicou Gilcemar.

Outra prática bastante usual entre motoristas ao estacionar é deixar a marcha engatada. 

No entanto, se o carro eventualmente for empurrado nessas condições, o câmbio pode estourar. Para evitar esse transtorno, o freio de mão deve ser sempre acionado e, estando com a manutenção em dia, será capaz de segurar o carro sozinho.

Também é comum encontrar quem circule pelas ruas constantemente com o tanque na reserva. 

Além do risco de ficar parado no meio do percurso, o hábito pode causar danos ao veículo, como entupimento de filtros e superaquecimento da bomba de combustível.

“Por essa razão, aconselhamos que os motoristas mantenham pelo menos ¼ (um quarto) do tanque abastecido”, orientou o supervisor da Tai Motors.

Outro erro comum é promover alterações nos componentes originais do automóvel, sem que haja indicação. 

Para “turbinar” o carro, a suspensão é um item que costuma ser modificado, mas a intervenção pode causar instabilidade ao dirigir, como derrapagens e dificuldades na frenagem.

“Cada veículo tem um sistema próprio, que varia conforme seu uso. Se é um carro de carga ou de passeio, há diferenças e não podemos comprometer a segurança fazendo mudanças desnecessárias”, concluiu Gilcemar Rodrigues.

A Tai Motors

A Tai Motors, principal revenda de HB20 da Hyundai Motor Brasil (HBM) no Espírito Santo, é uma das empresas integrantes do Grupo Líder. A concessionária comercializa os modelos HB20 Comfort, HB20 R Spec, HB20 Turbo, HB20 S, HB20 X e Creta e também oferece serviços de assistência técnica para os modelos da montadora coreana.

Seguindo os padrões de atendimento do grupo na área de vendas e de pós-vendas, oferece aos seus clientes instalações modernas e confortáveis, com ferramental apropriado e funcionários qualificados na fábrica, alcançando assim eficiência em suas operações. A concessionária opera na Grande Vitória e em Colatina.