TEMAS GERAIS
Espírito Santo: balneários imperdíveis para as férias de verão
Os turistas podem conferir em vários destinos capixabas
Em 19/01/2015 Referência CORREIO CAPIXABA - Redação Multimídia
O verão chegou para valer e nada melhor do que curtir a estação mais quente do ano nas praias do Espírito Santo. Neste ano são esperados aproximadamente um milhão de turistas no Estado durante este período.
No Espírito Santo, os turistas podem conferir em vários destinos capixabas, onde a natureza oferece opções de locais com muita tranquilidade e beleza. As tradições e a culinária de cada município dão um toque especial para o passeio se tornar ainda mais agradável.
Em Vitória, as praias da Curva da Jurema, Ilha do Boi e Ilha do Frade têm águas calmas, cortadas por rochedos. O visitante pode admirar a paisagem, confortavelmente instalado em um dos muitos quiosques com áreas cobertas, que servem deliciosos petiscos da culinária capixaba. Há também a Praia de Camburi, com mais de 6 km de calçadão e espaço para práticas esportivas.
Vila Velha
Vila Velha tem como destaques a Praia da Costa, Itapoã e Itaparica que garantem um prazeroso banho de sol e de mar. O balneário da Barra do Jucu também encanta os turistas com o congo e esportes aquáticos. Além da tranquila Ponta da Fruta.
As praias da Costa, Itapoã e Itaparica compõem uma orla contínua e ficam a apenas três quilômetros do centro. Em alguns pontos, tem águas calmas. Em outros, mais inclinados, ondas fortes e areia fofa.
A Praia do Ribeiro está localizada na região que fica entre o Morro do Moreno e a Praia da Costa, e lá é possível encontrar ótimos restaurantes. Ponta da Fruta também é um lugar tranquilo com belos recantos, com praias de águas mansas ou agitadas, dependendo do ponto, e areia grossa.
Guarapari
Guarapari é conhecida como Cidade Saúde pelas propriedades medicinais de suas areias monazíticas. É um dos balneários mais badalados do litoral capixaba, possuindo 46 praias e enseadas de grande beleza. Passeios de escunas e serviços de mergulho possibilitam ao turista conhecer a biodiversidade marinha da costa capixaba.
Casas noturnas e restaurantes também garantem a diversão. É dotada de ampla rede hoteleira. Para os adeptos do mergulho, o arquipélago de Três Ilhas, em Guarapari, guarda muitas surpresas. Suas águas calmas permitem até o mergulho noturno. Na Ilha Escalvada, pode-se mergulhar e visitar o recife artificial marinho, criado a partir do afundamento do navio Victory B8.
Na praia de Meaípe, antiga aldeia de pescadores, são praticados vários tipos de esportes náuticos como remo, vela e moto aquática, sendo possível alugar caiaques e passear de banana boat. A Enseada Azul e a Praia dos Padres formam outro complexo de praias e enseadas de grande beleza. Há também as praias da Areia Preta e Virtudes.
As praias dos Namorados, das Castanheiras e do Meio são divididas por enormes pedras, intercaladas por arrecifes. Durante a maré baixa, formam piscinas naturais repletas de peixinhos, muito atraentes para as crianças.
A Praia do Morro tem 4km de extensão, com areia clara, fina e solta, é uma das maiores de Guarapari. Em uma das extremidades, as ondas são fortes; na outra, as águas são calmas.
Três Praias: Conjunto de pequenas praias separadas por rochedos, praticamente sem ondas, com areia fina e escura. A água é esverdeada e transparente, boa para mergulho e pesca submarina.
A região da Enseada Azul é formada pelas praias de Guaibura, Bacutia, Mucumã e Peracanga, interligadas por areias brancas e finas. Tem água extremamente cristalina que permite boa visibilidade e 8m de profundidade. Ali, a 300m da areia, encontra-se um cargueiro alemão que naufragou em 1942.
Serra
No município da Serra, as praias preservam características bucólicas, sendo indicadas para banhos de mar e algumas para a prática do surfe. Manguinhos, Jacaraípe, Bicanga, Carapebus e Nova Almeida são as praias mais procuradas no município.
Jacaraípe é muito frequentada e conhecida por oferecer pratos variados de frutos do mar. É muito procurada pelos praticantes de esportes náuticos como: surf, bodyboard e windsurf. Na praia de Manguinhos é possível encontrar praias de águas calmas, ambiente bucólico e acolhedor. Os bares e restaurantes especializados em frutos do mar fazem de Manguinhos uma referência na culinária capixaba. Os pratos mais pedidos são: camarão na moranga, moquecas, torta capixaba e bobó de camarão. O balneário destaca-se também pela harmonia de sua arquitetura com a paisagem local e pelo seu tradicional carnaval, com banho de mar à fantasia. Tornou-se a preferida de intelectuais, artistas e amantes da paz e da natureza. Também virou recanto seguro para as tartarugas marinhas que desovam em suas areias.
Bicanga reserva ainda hoje as características de vila de pescadores. É o balneário mais agreste da região. Possui águas calmas, apropriadas para a prática de pesca de arrastão. Bucólico, rústico e com faixas de areias ainda inabitadas, o balneário é um dos refúgios preferidos de quem busca a mansidão do mar para refrescantes banhos e daqueles que optam por conciliar descanso com a oportunidade de entrar em forma com longas caminhadas.
A Praia de Carapebus está inserida na área de proteção ambiental de Praia Mole, e é a praia mais próxima da capital do Estado, com trechos de águas calmas e outros com ondas fortes, favorecendo a prática do surf. Os frequentadores podem escolher entre banhos de mar e lagoa. É um local de desova de tartarugas marinhas na costa capixaba.
Nova Almeida abriga o segundo monumento histórico mais visitado do Espírito Santo: a Igreja e Residência Reis Magos, inaugurada em 1615 e tombada como patrimônio histórico nacional pelo IPHAN. Na região, há a formação de falésias, muito usadas pelos praticantes de parapente, e uma concentração de recifes que formam verdadeiros aquários naturais. Amantes da natureza procuram suas praias para realizar caminhadas longe do ruído da cidade.
Fonte:Secom ES