NEGÓCIOS

Espírito Santo é mercado para a tecnologia italiana.

A indústria de rochas que movimenta o ES também é responsável por aquecer o mercado internacional.

Em 03/08/2015 Referência CORREIO CAPIXABA - Redação Multimídia

A Cachoeiro Stone Fair 2015 apresenta um grande leque de inovações no segmento de rochas ornamentais quando o tema está voltado para máquinas, equipamentos e insumos. A grande demanda por máquinas para os processos de beneficiamento e a extensa gama de novos materiais expostos no mercado brasileiro, tem movimentado cada vez mais o setor de rochas ornamentais, especialmente com as atividades da feira. E nos últimos anos, algumas tendências vêm se fortalecendo e concretizando entre o Brasil e a Itália. Uma delas é o crescimento de exportação para outros mercados.

De acordo com dados fornecidos pelo Sindicato das Indústrias de Rochas Ornamentais, Cal e Calcário do Estado do Espírito Santo (Sindirochas), os maiores compradores das rochas capixabas são os Estados Unidos, com U$$ 249 milhões; a China com 30,6 milhões e a Itália com 20,4 milhões. Entre rochas brutas e manufaturados, o Estado do Espírito Santo ocupa o patamar de maior exportador do Brasil.

Segundo o diretor executivo da Câmara Ítalo-Brasileira de Comércio e Indústria do Rio de Janeiro, Giorgio Luigi Rossi, “um grande percentual de rochas recebe algum tipo de trabalho antes da exportação e não somente em seu estado bruto. Sendo assim, grande parte dessa cooperação se dá com a Itália, já que esse país é o principal exportador de tecnologia para o Brasil para o setor de rochas, seja em valor (são 2/3 do total importado) como em toneladas”.

O diretor executivo complementa: “Com a situação contingencial da Itália, parece que os italianos enxergam o Brasil como uma oportunidade ainda mais interessante para explorar e fixar como mercado para a tecnologia italiana. E, é claro, que a Vitória e Cachoeiro Stone Fair são as feiras mais importantes para tal mercado. E com a VeronaFiere e a marca Marmomacc Latin América, as feiras ganharam uma visibilidade maior ainda dentro do mercado italiano. Algumas empresas italianas que se instalaram no mercado capixaba, como a Pedrini, fortalecem não somente a cooperação internacional, mas também o mercado interno brasileiro”, observa Giorgio Luigi Rossi.

A italiana Pedrini já participa da Cachoeiro Stone Fair há mais de 15 anos. O gerente de vendas, Giuseppe Vavassori pontua a participação na feira e as oportunidades que o evento proporciona.

“A Pedrini está na feira de Cachoeiro por vários motivos: os polos industriais de Cachoeiro e região, que são uma espécie de termômetro para o mercado interno e para exportação; temos muitos clientes que precisam de uma referência e de um parceiro técnico para ajudá-los a crescer, e a Pedrini está sempre disponível para isso; acreditamos desde sempre que o Brasil é o grande país da América do Sul que deu um grande retorno para nós”, disse o gerente.

Sobre as principais novidades que a empresa levará para a feira, Giuseppe revela que as expectativas são as melhores e que a edição deste ano será trabalhada de uma forma diferente.

“Mesmo cientes que a situação econômica do Brasil está freando os investimentos, nossas expectativas são imensas. Temos um grande objetivo nesta feira que será divulgar, projetar e propor plantas para beneficiamento de mármore. O granito domina e vai continuar para sempre, mas o mármore vem a ser uma grande alternativa para o crescimento das empresas e do setor. Já existem algumas máquinas no Brasil para beneficiar o mármore, mas são poucas e o potencial é enorme”, conclui Giuseppe.

A Cachoeiro Stone Fair

A organização espera reunir em Cachoeiro de Itapemirim, as mais importantes empresas que atuam no segmento de rochas ornamentais do Brasil e do Mundo, no espaço de 30 mil m² do Parque de Exposições Carlos Caiado Barbosa. A Cachoeiro Stone Fair é uma realização da Milanez & Milaneze e promovida pelo Sindirochas e Cetemag.Conta com o patrocínio do Banco de Desenvolvimento do Espírito Santo (Bandes) e apoio institucional do Governo do Estado do Espírito Santo, do Serviço Brasileiro de Apoio as Micro e Pequenas Empresas do Espírito Santo (Sebrae/ES), Federação das Indústrias do Estado do Espírito Santo (Findes) / Confederação Nacional da Indústria (CNI), Banco do Estado do Espírito Santo (Banestes), Prefeitura Municipal de Cachoeiro de Itapemirim, Centro Brasileiro dos Exportadores de Rochas (Centrorochas), Associação Brasileira de Rochas Ornamentais (Abirochas), Sindicato da Indústria da Construção Civil no Estado do Espírito Santo (Sinduscon/ES), Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC) e Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT).

Serviço

Cachoeiro Stone Fair 2015

Data: 25 a 28 de agosto de 2015

Horário: 14 às 20 horas (acesso até 19h)

Local: Parque de Exposições Carlos Caiado Barbosa

Fonte: Asscom Cachoeiro Stone Fair