AGROPECUÁRIA

Espírito Santo lança calendário vacinal para bovinos e bubalinos

O Governo do Estado acaba de lançar o calendário de vacinação recomendado aos rebanhos

Em 21/05/2024 Referência CORREIO CAPIXABA - Redação Multimídia

Foto: Governo/ES

O calendário foi organizado a partir do diálogo com profissionais da área, especialmente médicos-veterinários e zootecnistas, além de representantes dos produtores e criadores de gado.


Siga a CCNEWSFM no Instagram e concorra a ingressos para os melhores shows

Todos os pecuaristas do Espírito Santo devem ficar atentos! O Governo do Estado acaba de lançar o calendário de vacinação recomendado aos rebanhos bovino e bubalino presentes em território capixaba. Dessa forma, os criadores podem se informar a respeito das vacinas necessárias em cada período de vida dos animais para preservar a sanidade do gado de leite e de corte.

>> Atualização cadastral de rebanhos começa nesta quarta (1º)

O calendário foi organizado a partir do diálogo com profissionais da área, especialmente médicos-veterinários e zootecnistas, além de representantes dos produtores e criadores de gado.

O lançamento do calendário de vacinação foi realizado na manhã desta segunda-feira (20) na Fazenda Santo Antônio, pertencente ao Grupo Fiore e localizada em Calogi, zona rural do município da Serra.

Segundo o secretário da Agricultura, Enio Bergoli, este é o momento de realizar ações educativas com os produtores rurais no intuito de melhorar a cobertura vacinal de doenças obrigatórias, como a brucelose, e incentivar o uso de imunizantes contra zoonoses, que são as doenças que acometem animais e seres humanos.

“A melhoria da sanidade promove a abertura de novos mercados, melhora os índices produtivos do rebanho e garante a lucratividade dos pecuaristas. E, ainda, essa ação é estratégica para a garantia da segurança alimentar”, afirmou Enio Bergoli.

Esta ação é fruto da parceria entre a Secretaria da Agricultura, Abastecimento, Aquicultura e Pesca (Seag), o Instituto de Defesa Agropecuária e Florestal do Espírito Santo (Idaf), a Federação da Agricultura do Espírito Santo (Faes), o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural do Espírito Santo (Senar-ES), o Fundo Emergencial de Promoção da Saúde Animal do Estado do Espírito Santo (Fepsa-ES) e a Organização das Cooperativas do Brasil (OCB/ES).

Entre os principais beneficiados estarão pecuaristas atendidos pelo Idaf, Incaper, cooperativas, associações, prefeituras municipais, sindicatos, laticínios privados, dentre outros parceiros do programa.

Melhoria da pecuária

A sanidade animal é uma das ações prioritárias do Programa de Desenvolvimento Sustentável da Cadeia do Leite do Espírito Santo, lançado em agosto de 2023 pelo governador Renato Casagrande. O programa é baseado em cinco eixos, tendo como foco a sustentabilidade e agregação de valor e o objetivo de aumentar a produtividade de leite nas propriedades rurais capixabas e tornar o Estado autossuficiente na produção.

O estímulo à vacinação também está expresso nas iniciativas selecionadas pelo novo Plano Estratégico de Desenvolvimento da Agricultura Capixaba (PEDEAG 4 – 2023/2032), que é o documento construído para nortear as políticas públicas para o setor agropecuário no Espírito Santo com o objetivo de aumentar a produtividade e as exportações do agronegócio capixaba. (As informações são da Seag) 

Leia também: 

Siga o Portal CCNEWSBRASIL no Instagram
Atualização cadastral de rebanhos começa nesta quarta (1º)
Começa mais uma edição da Exposul Rural em Cachoeiro
PMCI: Exposul Rural 2024 começa nesta quinta-feira (4)
"Exposul Rural 2024" será no mês de abril em Cachoeiro
Produtores de leite do ES recebem máquinas para uso coletivo
"Agroshow Caparaó Capixaba" vai até dia 26 em Muniz Freire
Área reservada à agropecuária no país cresceu 50% em 37 anos
Rebanho do Espírito Santo deve ser atualizado em novembro
Anchieta: Saúde alerta para cuidados contra raiva animal

TAGS:
ESPÍRITO SANTO | CALENDÁRIO | BOVINOS | BUBALINOS | REBANHOS