SAÚDE

Espirito Santo mobiliza municípios contra dengue e febre do chikungunya

A Sesa está ajudando na divulgação e também no fornecimento de materiais gráficos...

Em 06/02/2015 Referência CORREIO CAPIXABA - Redação Multimídia

O Ministério da Saúde (MS) está estimulando os municípios a aderirem àetapa do “Dia D de Combate à Dengue e Chikungunya”. No Espírito Santo, as ações estão sendo promovidas pelas prefeituras ao longo desta semana, mas os trabalhos de mobilização se concentram neste sábado (07), em vários pontos do Estado.
 
A Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) está ajudando na divulgação e também no fornecimento de materiais gráficos, como cartazes e panfletos com informações sobre as doenças. 
 
Segundo a chefe do Núcleo de Vigilância Epidemiológica da Sesa, Célia Marcia Birchler, esse é um trabalho de alerta contínuo. Mesmo que ainda não haja casos confirmados de chikungunya no Estado, bem como epidemia de dengue, o panorama pode mudar quando a chuva cair, criando condições favoráveis para o surgimento do Aedes aegypti, mosquito transmissor das duas doenças.
 
“Esse alerta é uma medida de prevenção porque embora ainda não tenhamos casos de chikungunya aqui, temos que considerar que nossos vizinhos. Na Bahia já há confirmação de doença. Sobre a dengue, é uma situação de alerta constante no Espírito Santo”, ressalta Célia Birchler.
 
Ela lembra que o ovo colocado pelo mosquito pode ficar até mais de um ano resistente nos depósitos e eclodir assim que tiver o primeiro contato com a água. A partir daí, começa seu ciclo evolutivo e o Aedes aegypti pode alcançar a fase adulta em até sete dias. “Quando buscamos eliminar o vetor, na realidade estamos eliminando as chances de propagação das duas doenças”, afirma a chefe da Vigilância Epidemiológica. 
 
Veja programação de alguns municípios* 
 
Regional Metropolitana
 
Viana: as ações estão sendo realizadas de 1º a 06 de fevereiro. Projeto Pista – Ação educativa panfletagem e conscientização de prevenção. Projeto Saúde nas Igrejas – Palestras com estande nas igrejas dos bairros Marcílio de Noronha e Bom Pastor;
Vitória: dia 07 de fevereiro e no decorrer da semana – Ações nas Unidades Morro do Quadro e Santa Teresa Vila Velha – Estande, panfletagem, ações lúdicas com crianças na orla da Praia da Costa no dia 07;
Serra: dia 07 – Abordagem aos turistas nos Balneários da Serra.
 
Regional Central
 
Linhares: dia 07 – Mutirão de limpeza;
Pancas: dia 07 – Panfletagem e abordagem nas ruas da cidade;
São Roque do Canaã: Dia 07 – Panfletagem e abordagem nas ruas da cidade;
Alto Rio Novo: dia 07 – Panfletagem e abordagem nas ruas da cidade.
 
Regional Sul
 
Marataízes: dia 07 – Ação Praia Limpa com parceria com Igreja Católica. Dia 13 – Pit Stop Verão com Saúde com tendas informativas no centro da cidade e rodoviária e abordagem aos turistas das 18 às 22 horas;
Anchieta: dia 06 – Panfletagem no balneário a partir das 08 horas.
 
A Regional Norte aguarda informação das ações dos municípios locais
 
*Informações cedidas pelas prefeituras