CIDADE
Espírito Santo recebe a I Feira Capixaba de Produtos da Reforma Agrária.
Evento acontece dias 1, 2 e 3 de setembro na Praça Costa Pereira.
Em 27/08/2016 Referência CORREIO CAPIXABA - Redação Multimídia
Trazer para a cidade alimentos das áreas de assentamentos é um dos objetivos da I Feira Capixaba de Produtos da Reforma Agrária, que será realizada nos dias 1, 2 e 3 de setembro na Praça Costa Pereira, no Centro de Vitória.
Seguindo o modelo que se espalha pelo Brasil, o evento é organizado pelo Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra no Espírito Santo (MST-ES), inclui, além do comércio de alimentos, outros produtos oriundos dos assentamentos de reforma agrária, como artesanatos, plantas ornamentais, medicinais entre outras. Dentro da programação serão realizados debates de temas sobre os danos do uso de agrotóxico e os benefícios da agroecologia e da soberania alimentar como alternativas saudáveis e com melhor resultado socioambiental. Na programação cultural haverá diversas atrações como samba, forró, teatro, capoeira e hip-hop.
A Reforma Agrária é uma das principais políticas para a promoção da melhoria da qualidade de vida, combate às desigualdades sociais, proteção ao meio ambiente e construção de novos valores. Dessa forma, os assentamentos rurais são um importante instrumento no resgate e re-significação dos valores de acesso e cuidado com a terra. No Espírito Santo, existem 89 assentamentos rurais, sendo que 62 são organizados pelo MST, num total de 2786 famílias assentadas em mais de 31 mil hectares de terras que antes improdutivas agora cumprem sua função social.
A I Feira Capixaba de Produtos da Reforma Agrária conta com apoio do governo estadual, IFES, UFES e o programa Educação no Campo.
PROGRAMAÇÃO
1/9 – QUINTA-FEIRA
7h Montagem Feira
13h Cultural Batucada da Juventude Sem Terra
14h Teatro do Oprimido – Máquina do Ódio (CA – SSO/ UFES)
Exposição Feira
15h Seminário Campanha Contra os Agrotóxicos
19h Ato de Abertura da “I Feira Capixaba de Produtos da Reforma Agrária”
20h Chapéu de Palha
22h Encerramento
2/9 – SEXTA-FEIRA
7h Abertura da Feira
9h Recepção de escolas
Programa Rádio Soy Loco por Ti na Feira
13h Cultural Roda de Capoeira
14h Teatro do Oprimido – Há uma saída? (PET – Eco/ UFES)
Exposição Feira
15h Seminário Agroecologia e Soberania Alimentar
18h Lançamento marca do MST-ES “TERRA DE SABORES”
19h Hip-Hop
20h Regional da Nair
22h Encerramento
3/9 - SÁBADO
7h Abertura Feira
11h Cultural Roda de Samba
12h Ato de Encerramento Feira
Por Vitor Taveira