ESPORTE CAPIXABA
Está aberta a competição Jogos na Rede 2016 no Espirito Santo..
Em 29/07/2016 Referência CORREIO CAPIXABA - Redação Multimídia
Os estudantes das escolas públicas estaduais entraram no ritmo das Olimpíadas. Foi dada a largada para 9ª edição dos Jogos na Rede, que vai reunir mais de 17 mil estudantes, conectando educação, esporte e cultura. A abertura da competição foi realizada na tarde desta quinta-feira (28), no ginásio de esportes da Secretaria de Estado de Esportes e Lazer (Sesport), com a participação da ginasta capixaba Natália Gaudio, que vai disputar os Jogos Olímpicos do Rio 2016.
Muito animados, os estudantes comandaram o início da cerimônia de abertura dos jogos com desfile das delegações que participarão da 9ª edição, representando as 11 superintendências regionais de Educação, ao som da banda musical da Escola Estadual Clóvis Borges Miguel, localizada na Serra.
Os estudantes da Escola Estadual Agostinho Simonato, de Cachoeiro De Itapemirim, também prepararam uma coreografia especial para a cerimônia. Além disso, também tiveram apresentações de equipes de ginastica rítmica e a presença e a apresentação de gala da ginasta Natália Gaudio, que é capixaba e está se preparando para as Olimpíadas de 2016. Ela será a única atleta brasileira da categoria individual a participar dos jogos.
“O esporte na escola é muito importante, todo mundo devia praticar. Foi lá que comecei a me identificar, fiz diversas modalidades até me encontrar na ginástica. É muito importante esse incentivo, como o Jogos Na Rede, para que cada vez mais os jovens participem de competições. É assim que descobrimos talentos. O esporte é maravilhoso e me transformou no que sou hoje”, disse a ginasta.
Natália também contou que não imaginava se apresentar para tantos estudantes a poucos dias dos Jogos Olímpicos. “É muito gratificante estar aqui e ver a animação dos estudantes. Já estou sentindo o clima das Olimpíadas, a torcida está muito forte e fico imaginando como vai ser lá. Estou com um frio na barriga, mas estou me preparando muito, fisicamente e psicologicamente”, ressaltou.
Para o secretário de Estado da Educação, Haroldo Rocha, o Jogos Na Rede é um ganho para a Educação do Estado. “Com ele, incentivamos os nossos estudantes a praticarem esportes e tornamos a escola um local mais atrativo. Cada vez mais os jovens estão participando da competição. É uma grande festa esportiva”, disse.
Durante as competições, os estudantes vão disputar jogos de futsal, handebol, basquete, vôlei, atletismo e xadrez. A competição começa no dia 30, com as modalidades Atletismo e Xadrez, disputadas, inicialmente, pelas escolas vinculadas às superintendências regionais de Educação de Cariacica e Afonso Cláudio. As atividades seguem por mais dois meses, com torneios esportivos de várias modalidades e em todas as regionais do Estado.
O campeonato é dividido em duas etapas: a primeira envolve as escolas de Ensino Médio de cada Superintendência Regional de Educação (SRE), que disputam entre si. Os campeões de cada modalidade se classificam para a fase final, que reúne representantes de escolas de todo o Estado.
"Minha equipe treina duas vezes por semana e pega bem pesado. Estamos entrando no Na Rede para ganhar", disse o estudante Rafael dos Santos, da Escola Estadual Presidente Luebke, de Vargem Alta, que vai disputar na modalidade Vôlei pela segunda vez.
O professor de Educação Física da Presidente Luebke, Walter Silva Costa, concordou com Rafael. "Agora vamos intensificar os treinos, pois está chegando a hora. Meus alunos são bem dedicados. Vamos nos esforçar muito para que juntos possamos conquistar uma medalha", afirmou.
A estudante Deborah Fernandes, da Escola Estadual Afonso Shwab, de Cariacica, também contou que está animada para mais uma edição. "Eu sempre gostei muito de esporte. Aprendi com meu pai, pois ele também participava de competições. Vou disputar no vôlei e acredito que nossa escola vai ganhar, pois estamos treinando desde o único do ano".
As premiações para as modalidades individuais serão medalhas para o primeiro, segundo e terceiro lugar. Já para os esportes em equipe, além das condecorações, os dois primeiros colocados também receberão troféus.
O Jogos na Rede é uma ação esportiva e cultural entre os estudantes do Ensino Médio das escolas da rede estadual de ensino. A proposta é ampliar e sistematizar os conhecimentos dos jovens estudantes sobre as diversas linguagens artísticas e esportivas. A ação visa também à formação para a cidadania.
Os resultados de todos os jogos serão divulgados no site da Secretaria Estadual de Educação (Sedu) – www.sedu.es.gov.br.
Secom ES