ESPORTE NACIONAL
Estádio Engenhão ficará pronto até o fim de 2014.
Segundo Paes, as obras serão concluídas dentro da previsão.
Em 01/10/2014 Referência CORREIO CAPIXABA - Redação Multimídia
Fechado desde março de 2013 para reforma da cobertura, o Engenhão ficará pronto até o final do ano. É o que garante o prefeito Eduardo Paes, que nesta quarta-feira (1) participou de uma reunião da Comissão do Comitê Olímpico Internacional para os Jogos Rio 2016. Segundo Paes, as obras serão concluídas dentro da previsão:
- O estádio será entregue ao Botafogo, que arrendou a Arena, até o final do ano, entre novembro e dezembro. As obras já estão na reta final. É óbvio que eu não fechei o estádio feliz. Mas quero poder, de fato, entregar ao Botafogo um estádio digno deste nome, que não ofereça risco de cair algo na cabeça do torcedor - disse Paes.
O local de competição do atletismo terá que passar por novas alterações para receber as Olimpíadas, mas sem que seja necessário fechar o estádio novamente. Quinze mil assentos vão aumentar a capacidade para 60 mil espectadores durante os Jogos. A pista ao redor do campo será refeita, assim como a de aquecimento.
- A pista de atletismo vai ser refeita, mas isso vai ficar para 2016. E mesmo assim é possível jogar futebol com a pista sendo refeita. Tem muita coisa que se ajeita internamente, então é perfeitamente compatível a utilização do estádio com as obras - disse Paes.
Dentre as obras também estão a implantação de rede de média tensão, instalação de novo sistema de som, infraestrutura para cabeamento de telecomunicações, aumento do número de câmeras de segurança, adaptação da rampa externa, aumento do número de projetores e melhorias na iluminação da pista.
Em junho, 34 torres foram instaladas para aliviar o peso da cobertura para colocação dos mastros e tirantes que reforçarão os arcos superiores. A cobertura será retensionada, e as torres de escoramento, retiradas. A reforma do estádio do Botafogo conta com cerca de 500 operários, sendo 30 alpinistas, um guindaste de 500 toneladas e outros dois menores. As obras de reurbanização no entorno começaram em junho. A principal mudança será a criação da Praça do Trem, que vai aproveitar antigos galpões para se transformar na maior área de lazer do Grande Méier e no maior acesso ao Engenhão. A iluminação será reforçada, uma ciclovia criada e galerias fluviais vão ajudar a eliminar pontos críticos de alagamento nos dias de chuva.
Fonte: Globo Esporte