CULTURA

Estado anuncia restauro e reforma do Theatro Carlos Gomes

Governador do Estado, Renato Casagrande, anunciou, hoje (09), o início das obras de restauro.

Em 09/12/2021 Referência CORREIO CAPIXABA - Redação Multimídia

(Foto: Divulgação/Secult)

O projeto de reforma e restauro do Theatro Carlos Gomes foi aprovado pelo Conselho Estadual de Cultura (CEC).

O governador do Estado, Renato Casagrande, anunciou, nesta quinta-feira (09), o início das obras de restauro e reforma do Theatro Carlos Gomes, no Centro de Vitória. Em coletiva de imprensa, foi apresentado o projeto das obras que têm prazo de conclusão no primeiro semestre de 2022.

Serão investidos R$ 20 milhões por meio de acordo de cooperação técnica entre o Governo do Estado e o Instituto Modus Vivendi, com recursos concedidos por meio da Lei de Incentivo à Cultura e patrocínio do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) e da empresa EDP.

O projeto de reforma e restauro do Theatro Carlos Gomes foi aprovado pelo Conselho Estadual de Cultura (CEC) e contempla obras de melhoria geral na edificação, como o tratamento acústico, climatização, instalações, modernização dos sistemas hidráulico e elétrico, equipamentos de segurança, acessibilidade aos diferentes níveis do teatro, inclusive, o palco.

“Quando assumimos o governo, tomamos a decisão de contratar o projeto e hoje estamos iniciando a reforma desse importante espaço. É um prédio histórico e que dá dinamismo ao Centro de Vitória. Teremos atividades permanentemente com a ajuda do Instituto. É um projeto que faz parte do resgate da nossa história, da nossa cultura e do Centro de Vitória. É um resgate do patrimônio capixaba”, afirmou o governador.

Após reforma e restauro, o Theatro Carlos Gomes vai contar com um café no foyer superior, espaço expositivo, acessibilidade e modernização da estrutura. O projeto arquitetônico teve investimento de R$ 337 mil, com recursos do Governo do Estado, e foi supervisionado pela Gerência de Memória e Patrimônio da Secretaria da Cultura (Secult) e pelo Departamento de Edificações e Rodovias (DER).

Com o projeto em mãos, o Governo do Estado deu início ao processo de cooperação com o Instituto Modus Vivendi para concorrer ao financiamento do projeto “Resgatando a História”, do BNDES, em parceria com a EDP. A iniciativa do BNDES, de apoio financeiro à recuperação do patrimônio histórico, tem por objetivo restaurar e revitalizar o patrimônio material, imaterial e de acervos memoriais de todo o País. (As informações são do Governo/ES)

Leia também:

Encontro com Escritor reúne autores com lançamento de livros
Prefeitura de Serra cancela festa de São Benedito presencial
Festa de São Benedito e Nossa Senhora do Rosário, em Pitanga
Freddie Mercury: 30 anos sem a voz mais poderosa do rock
FAFI celebra aniversário com espetáculos durante a semana
Banda BTS vence principal prêmio do American Music Awards
FAFI comemora 95 anos de história com programação especial
Princesa Isabel agiu por abolição e encarou machismo, dizem estudos
Restauração de obras de Aleijadinho é aberta ao público
Galeria de Vitória receberá a exposição “A parte é o Todo”

TAGS:
REFORMA | TEATRO | RESTAURO | PATRIMÔNIO | OBRAS | ESTADO