SAÚDE

Estado já realizou mais de 50 mil cirurgias eletivas neste ano

Sesa está executando o Plano Estadual de Redução de Filas de Cirurgias Eletivas (OperaES)

Em 13/05/2025 Referência CORREIO CAPIXABA - Redação Multimídia

Foto: Governo/ES

As especialidades com maiores procedimentos são cirurgia oftalmológica, cirurgia geral, cirurgia ortopédica, procedimentos clínicos e cirurgia urológica.


Siga @CORREIOCAPIXABA no Instagram

A Secretaria da Saúde (Sesa) está executando o Plano Estadual de Redução de Filas de Cirurgias Eletivas (OperaES) e já realizou, até esta segunda-feira (12), 53.424 cirurgias eletivas. A meta estipulada para este ano é realizar 135 mil cirurgias. Em média, estão sendo realizados 405 procedimentos por dia.

>> Mutirão de consultas e exames atendeu 233 pacientes em Aracruz

As cirurgias eletivas são aquelas que podem ser programadas, que não são consideradas de urgência. Para executar o OperaES, a Sesa conta com serviços em 35 hospitais, entre rede própria, contratada e contratualizada. As especialidades com maiores procedimentos são cirurgia oftalmológica, cirurgia geral, cirurgia ortopédica, procedimentos clínicos e cirurgia urológica.

“Trabalhamos muito para ultrapassar a meta de 135 mil cirurgias realizadas este ano, tendo um desempenho recorde. Estamos ampliando os horários de procedimentos e também realizando cirurgias em um sábado por mês”, disse o secretário de Estado da Saúde, Tyago Hoffmann.

Os procedimentos ocorrem em todas as quatro regionais de saúde do Estado: Norte, Central, Metropolitana e Sul. Ainda segundo o Plano OperaES, cada unidade hospitalar, seja ela da rede própria da Secretaria da Saúde ou contratada, tem metas de produção a serem cumpridas ao longo do ano.

Para 2025, o Plano Estadual de Redução de Filas de Cirurgias Eletivas (OperaES) prevê investir R$ 130 milhões nos procedimentos eletivos. (As informações são da Sesa) 

Leia também:

Mutirão de consultas e exames atendeu 233 pacientes em Aracruz
Nutricionista orienta como evitar alergias alimentares
Adolescentes não têm apoio para lidar com redes sociais
Dia D de Vacinação contra a Influenza mobiliza US de Viana
Sábado (10) Vila Velha realiza Dia D de vacinação contra gripe
Saúde de Cachoeiro amplia número de atendimentos

ACESSE: 
SITE | INSTAGRAM | LINKEDIN | FACEBOOK | YOUTUBE | APP | RÁDIOSNET