CULTURA

Estação Leopoldina poderá ter Centro Pedagógico e Cultural

A comunidade de Argolas poderá ganhar um centro pedagógico e cultural.

Em 07/05/2018 Referência CORREIO CAPIXABA - Redação Multimídia

A comunidade de Argolas poderá ganhar um centro pedagógico e cultural. A Secretaria Municipal de Educação (Semed) finalizou as readequações do projeto do “Centro Pedagógico e Cultural Estação Leopoldina” que, após apreciação do prefeito Max Filho, será remetido ao Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) para aprovação.

A iniciativa é uma ação estratégica que possibilitará a revitalização e o resgate histórico, patrimonial e cultural da Estação Ferroviária Leopoldina, assim como o atendimento às comunidades de seu entorno. “Esse processo se dará por meio da implementação de um ciclo de atividades pedagógicas e artísticas integrando o espaço num novo polo de atração turística para Vila Velha e o Espírito Santo”, comentou o secretário Municipal de Educação, Roberto Beling.

Solicitação
 
Desde 2008, a Prefeitura de Vila Velha planeja utilizar a estação. À época, em seu segundo mandato, o prefeito Max Filho apresentou um projeto ao Iphan que  solicitou duas correções no material que foram atendidas.

Posteriormente, o instituto pediu mais duas alterações e, em agosto de 2013, o Ministério da Cultura (MinC) cedeu o imóvel à Prefeitura de Vila Velha. Em agosto de 2015, a Prefeitura devolveu o imóvel sem que o projeto tivesse sido implantado.  Após assumir novamente a Prefeitura, o prefeito reiniciou as negociações com o Iphan e solicitou novamente ao instituto que ceda o espaço para utilização do município.