CIÊNCIA & TECNOLOGIA
Este brilho azul é a galáxia mais distante da Terra já vista.
Galáxia EGS-zs8-1: mais antiga entre as descobertas está há 13,1 bilhões de anos-luz da Terra.
Em 06/05/2015 Referência CORREIO CAPIXABA - Redação Multimídia
Astrônomos encontraram a galáxia mais distante da Terra da qual se tem registro. Ela tem um nome um pouco complicado: é a EGS-zs8-1.
Ela está há uma distância de 13,1 bilhões de anos-luz da Terra. Consequentemente, ela é também a galáxia mais antiga da qual se tem registro.
De acordo com cientistas, o universo tem 13,8 bilhões de anos de idade. A EGS-zs8-1 foi, portanto, a primeira galáxia a se formar, entre todas já descobertas por astrônomos.
O forte brilho dela foi importante para a sua descoberta. Astrônomos afirmam que outras galáxias estão nos mesmos arredores que a EGS-zs8-1. O fraco brilho delas, no entanto, não permite que os cientistas descubram qual a distância exata delas em comparação com a Terra.
Pascal Oesch, pesquisador da Universidade de Yale e líder do estudo que catalogou a galáxia, explica. “Nós temos outros registros capturados pelo Hubble que provavelmente estão ainda mais distantes. Mas não somos capazes de medir a distância exata”, disse ao site Space.com.
A luz emitida pela EGS precisou viajar no espaço por 13,1 bilhões de anos até chegar à Terra – para comparação, a luz emitida pelo Sol demora apenas oito minutos para chegar ao nosso planeta. A imagem que os cientistas têm da galáxia hoje, portanto, é como ela era há 13,1 bilhões de anos.
Naquela época, o universo era extremamente jovem, com apenas 670 milhões de anos de idade (isso é muito pouco, se comparado com os 13,8 bilhões de anos).
Para pesquisadores, as primeiras estrelas começaram a se formar no universo quando ele tinha entre 200 e 300 milhões de anos.
Os materiais para o estudo vieram de informações coletadas pelos telescópios espaciais Hubble (que completou 25 anos no mês passado) e Spitzer, além de dados obtidos pelo observatório W.M. Keck, localizado no Havaí.
Fonte: Exame