EDUCAÇÃO

Estudante e unidades de ensino de Vitória são premiadas

Devido à pandemia do novo coronavírus, a cerimônia de premiação ocorreu de forma virtual.

Em 20/12/2021 Referência CORREIO CAPIXABA - Redação Multimídia

Foto: Divulgação/PMV

O concurso “Desafio das cartas” convidou estudantes a produzirem desenhos, bilhetes e cartas com inspiração em empatia, engajamento e resiliência, valorizando o protagonismo estudantil.

“Estou com saudade de você” foi o tema para o concurso “Desafio das cartas” voltado para estudantes do 1º ao 5º ano do ensino fundamental, promovido pelo Rede Escolaí, entre 51 unidades de ensino do Espírito Santo, Goiás e São Paulo, que participaram do programa em 2021.

Estudante da Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) Lenir Borlot, localizada em São Pedro, Emilly Pietra Reis da Silva venceu o “Desafio das Cartas”, conquistando o primeiro lugar entre os concorrentes de São Paulo, Espírito Santo e Goiás. A estudante ganhou um tablet kids com plano de internet por um ano.

O concurso “Desafio das cartas” convidou estudantes a produzirem desenhos, bilhetes e cartas com inspiração em empatia, engajamento e resiliência, valorizando o protagonismo estudantil. A primeira seleção foi feita por uma comissão da própria escola e um júri especialista, formado pela Fundação Otacílio Coser, responsável pelo Escolaí, foi composto para escolher os 30 melhores trabalhos.

Os dez primeiros finalistas receberam o certificado de reconhecimento e um vale livro. Os trabalhos selecionados serão publicados em um livro “Desafio das cartas” e serão enviados às escolas participantes. Os três finalistas “melhores de cada categoria” receberam uma premiação.

“A parceria entre a Secretaria Municipal de Educação de Vitória e a Fundação Otacilio Coser, por meio do Programa Rede Escolaí, tem grande importância para as escolas parceiras, contribuindo para o desenvolvimento da comunicação criativa e a mobilização da comunidade escolar em seus diversos percursos, estabelecendo uma relação de parceria e confiança entre escola, estudantes e famílias”, destacou Rafael Leite, que é coordenador de Acompanhamento aos Conselhos de Escola e Colegiados Estudantis.

Devido à pandemia do novo coronavírus, a cerimônia de premiação do Rede Escolaí ocorreu de forma virtual.

Unidades de ensino premiadas

Em 2021, dez Escolas Municipais de Ensino Fundamental (Emef) de Vitória integraram o programa Rede Escolaí. São elas: Adevalni Sysesmundo Ferreira de Azevedo (Jardim Camburi); Eliane Rodrigues dos Santos (Ilha das Caieiras); Francisco Lacerda de Aguiar (São Pedro); Irmã Jacinta Soares de Souza Lima (Ilha de Santa Maria); Lenir Borlot (São Pedro); Maria José Costa Moraes (São José); Mauro Braga (Santa Tereza); Rita de Cássia Oliveira (Resistência); Tancredo de Almeida Neves (São José); e Vercenílio da Silva Pascoal (Joana D'Arc).

Dessas, cinco unidades de ensino foram premiadas. Na categoria “Apoiaí”, a Emef Lenir Borlot ganhou um kit de vale livros. Já na categoria “Falaí”, a Emef Rita de Cássia Oliveira foi premiada com uma oficina cultural que será realizada na escola. Em “Funcionários”, a Emef Vercenílio da Silva Pascoal receberá um café da manhã ou lanche da tarde para a comissão da escola.

Pelo bom desempenho na categoria “Assiduidade, desempenho e organização da gincana”, a Emef Tancredo Neves receberá uma oficina cultural na escola. Destaque em “Conectividade”, a Emef Eliane Rodrigues recebeu um vale livros.

Rede Escolaí

A parceria da Secretaria Municipal de Educação de Vitória com a Fundação Otacílio Coser, por meio do programa Rede Escolaí, iniciou-se no ano de 2016, com duas escolas. Até o ano de 2019 os encontros do programa e oficinas eram presenciais. Em 2020, foi necessário adaptar a programação para o formato remoto.

Em 2021, com dez unidades de ensino de Vitória participantes, todas as atividades realizadas ocorreram remotamente, foram 47 reuniões online para acompanhamento das tarefas da gincana, com estudantes, coordenadores, professores e diretores das escolas parceiras. Foram realizadas 14 lives para educadores e estudantes, com oficinas, palestras sobre competências socioemocionais, ensino híbrido, bate papos com psicólogas para educadores e escutas com estudantes, além de outras atividades.

O objetivo do programa é desenvolver nas unidades de ensino um programa de interação escola – família – comunidade, tendo como foco estimular a mobilização da comunidade escolar pela melhoria da rede pública de ensino, por meio de Gincana da Comunidade Educativa, que é a principal ação estratégica do programa, criando um ambiente de confiança e colaboração.

A proposta do programa pressupõe a participação das escolas por quatro anos/percursos, podendo ao final do ciclo, reiniciar novo ciclo, sendo que a cada ano há um conjunto de tarefas com objetivos específicos, por meio de circuitos percorridos pelos estudantes, professores e comunidade local.

Além das atividades do percurso programado para cada ano de participação, estudantes e professores participam de oficinas de mobilização e comunicação organizados pela equipe da Rede Escolaí. (Secom/PMV) 

Leia também:

Natal é celebrado nas escolas da rede municipal de Linhares
Educação Empreendedora: EMEF de Serra é vice-campeã
Vitória premia vencedores de concurso de redação e OBMEP
Inep divulga lista de estudantes que estão regulares no Enade
Educação: ​Vila Velha faz repasse de R$5 mil para profissionais
Quem pediu reaplicação do Enem já pode consultar resultado
Linhares divulga a classificação de pré-matrícula para 2022
Resultados do Encceja 2020 já estão disponíveis para consulta
Alunos de Viana recebem prêmios do V Concurso de Desenho
A Parcela da Bolsa de Iniciação Científica começa a ser paga

TAGS: 
VITÓRIA | ESTUDANTES | ESCOLAÍ | PREMIAÇÃO | UNIDADES DE ENSINO