EDUCAÇÃO
Estudantes capixabas seguem para o Intercâmbio Estudantil 2025
Durante o período no exterior, os estudantes participarão de cursos intensivos de língua estrangeira.
Em 24/01/2026 Referência CORREIO CAPIXABA - Redação Multimídia
Foto: Hélio Filho/Secom/ES
Ao todo, 350 estudantes foram selecionados pelo Programa de Intercâmbio Estudantil 2025, e estão sendo encaminhados para os Estados Unidos, Canadá, Inglaterra e Argentina, onde participarão de cursos intensivos de língua estrangeira e terão contato com a cultura dos países de destino.
O governador do Estado, Renato Casagrande, acompanhou, nesta sexta-feira (23), a recepção e o embarque do segundo grupo de estudantes selecionados pelo Programa de Intercâmbio Estudantil 2025, ao lado do secretário da Educação, Vitor de Angelo. A ação integra a política de internacionalização da educação pública capixaba desenvolvida pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria da Educação (Sedu).
Com 200 alunos embarcando nesta etapa, este é o maior grupo já contemplado na história do programa. Ao todo, 350 estudantes foram selecionados nesta edição, reforçando o compromisso do Estado com a ampliação de oportunidades educacionais e a formação integral dos jovens da Rede Pública Estadual.
Para o governador renato Casagrande, o intercâmbio é um estímulo para que mais estudantes ampliem seus horizontes.
“Temos cerca de 200 mil alunos na Rede Estadual, sendo 100 mil no Ensino Médio. Hoje embarcam 350 estudantes e, neste ano, serão mais 500. Ainda é pouco diante do universo de alunos, mas cada intercambista se torna uma referência dentro da escola, incentivando outros jovens a buscarem o Centro de Idiomas e a aprenderem uma nova língua. O intercâmbio é um estímulo para que mais estudantes ampliem seus horizontes. Isso fortalece a educação capixaba como um todo. É política pública transformando vidas."
Os intercambistas foram distribuídos em diferentes países. Para os Estados Unidos, seguem 40 estudantes, com destino às cidades de Saint Petersburg e San Diego. O Canadá receberá 60 alunos, que irão para Toronto e Vancouver. Já a Inglaterra acolherá 85 estudantes, distribuídos entre Cambridge, Canterbury, Brighton, Worthing e Bournemouth. Outros 15 jovens embarcam para a Argentina, com destino a Buenos Aires.
Durante o período no exterior, os estudantes participarão de cursos intensivos de língua estrangeira e terão contato direto com a cultura e o cotidiano dos países de destino.
Segundo o secretário Vitor de Angelo, a vivência internacional contribui para o desenvolvimento da fluência no idioma, da autonomia e do protagonismo juvenil, além de ampliar as perspectivas acadêmicas e profissionais dos participantes.
“O Intercâmbio Estudantil é uma política pública consolidada, que amplia horizontes, fortalece a aprendizagem de idiomas e proporciona uma vivência cultural rica. É uma experiência que impacta o desempenho acadêmico e, principalmente, o projeto de vida desses jovens, que retornam mais preparados para compartilhar conhecimentos e contribuir com suas comunidades escolares.”
Todos os custos do intercâmbio são custeados integralmente pelo Governo do Estado, incluindo cursos, passagens aéreas, hospedagem e auxílio financeiro. Os estudantes recebem quatro parcelas no valor de US$ 400 para apoio às despesas durante a estadia, sendo a primeira liberada antes do embarque, destinada à aquisição de roupas, malas e outros itens necessários para a viagem.
Sobre o Programa
Criado em 2009, o Programa de Intercâmbio Estudantil conta atualmente com 30 unidades distribuídas em escolas das 11 Superintendências Regionais de Educação. Em 2010, o programa passou a integrar o Centro Estadual de Idiomas, com o objetivo de proporcionar aos estudantes uma experiência de estudos no exterior e consolidar as competências desenvolvidas nos cursos de línguas, ampliando o uso do idioma estrangeiro na comunicação social, cultural e profissional.
(Com informações do Governo do ES/SEDU)
Leia também:
> CFM estuda usar Enamed para conceder registro profissional
> Guarapari realiza entrega inédita de kits escolares para alunos
> Diretores escolares de Vitória alinham ações para o ano letivo
> ES amplia em mais de 53% número de periódicos científicos
> Associações criticam avaliação dos cursos de medicina
ACESSE: SITE | INSTAGRAM | LINKEDIN | FACEBOOK | YOUTUBE | APP | RÁDIOSNET










