EDUCAÇÃO

Estudantes da Serra aprendem lições de combate à dengue

O combate à dengue virou um tema de aulas e projetos pedagógicos em escolas da Serra.

Em 27/03/2025 Referência CORREIO CAPIXABA - Redação Multimídia

Foto: Divulgação/Prefeitura da Serra

No Centro Municipal de Educação Infantil (Cmei) Vantuil Raimundo Bessa, em Lagoa de Jacaraípe, o trabalho contra a dengue também está envolvendo a comunidade e a família das crianças.


Siga @CORREIOCAPIXABA no Instagram

O combate à dengue virou tema de aulas e projetos pedagógicos em unidades escolares da Serra. Crianças e estudantes estão aprendendo desde cedo - com o apoio de músicas, teatro e histórias - que não se pode dar espaço para que o mosquito Aedes aegypti se reproduza.

>> Projeto Biblioteca Itinerante leva realidade virtual para alunos

No Centro Municipal de Educação Infantil (Cmei) Vantuil Raimundo Bessa, em Lagoa de Jacaraípe, o trabalho contra a dengue também está envolvendo a comunidade e a família das crianças. Por lá, nesta terça-feira (25), os estudantes realizaram circuito contra a dengue durante as atividades de educação física. Ainda nesta semana serão realizadas apresentações teatrais e momentos de musicalização coletiva. Os estudantes também participaram de uma caminhada em que distribuíram panfletos para a comunidade nesta segunda-feira (24) e de palestras educativas com profissionais da Vigilância Ambiental em Saúde. 

“A gente traz a família junto nesse processo, com a caminhada e com as atividades que as crianças desenvolvem em casa. Eles falam com as famílias: ‘não pode deixar a garrafa virada para cima’ ou ‘mamãe está chovendo, tem que olhar a plantinha’. Levam essas informações de uma forma bem espontânea, consolidando o que aprendem aqui e se tornando embaixadores contra a dengue”, destaca a diretora Mara Rúbia dos Reis Fonseca.

Circuito da Dengue

A Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) Abel Bezerra, em Feu Rosa, realizou na manhã desta terça-feira (25) o “Circuito da Dengue: Xô, Mosquito!”. Os estudantes apresentaram uma música que ensina a espantar o vetor da dengue com bom humor, participaram de um circuito que ensina a eliminar os esconderijos do mosquito e responderam a um quiz sobre a dengue. Tudo isso enquanto um “mosquitão” tentava atrapalhar as atividades.

A diretora da unidade, Aline Freitas Gomes, conta que os estudantes aprenderam sobre o ciclo de vida do mosquito, os locais de reprodução e as medidas que podem ser tomadas para evitar a proliferação.

“A abordagem por meio de apresentações musicais e teatrais despertou um interesse muito grande dos estudantes que se envolvem em todos os processos do projeto”, explicou.

Ações

A equipe da Vigilância Ambiental em Saúde realiza da Serra realiza ações nas unidades escolares do município. Para as crianças dos Cmeis e estudantes do 1º ao 4º ano do ensino fundamental, elas envolvem a exibição de vídeos e um bate-papo educativo com linguajar adequado para cada faixa etária. Já para os estudantes do 5º ao 9º ano, ou em empresas e comunidades são apresentados slides com dicas de prevenção. 

“Nesses momentos orientamos os estudantes sobre atitudes para prevenir a procriação dos mosquitos, as doenças, os sintomas, e que no surgimento de qualquer sintoma deve ser procurado um médico e não realizada a automedicação em casa. O objetivo é que os estudantes conscientizem também a seus responsáveis, amigos e outros”, explica Viviane Marins, gerente da Vigilância Ambiental em Saúde. 

Participação da população

A colaboração da população é essencial para o combate ao mosquito Aedes aegypti. A Vigilância Ambiental em Saúde mantém o serviço do Disque Dengue de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h.

Para solicitar ajuda ou denunciar um foco do mosquito anonimamente, basta ligar para o telefone 3228-5394. Os agentes de combate às endemias irão até o local.

Como combater o mosquito
Medidas simples podem ajudar a eliminar criadouros do Aedes aegypti:
- Evite o acúmulo de água parada;
- Não deixe garrafas destampadas ou cheias de água;
- Descarte o lixo corretamente;
- Mantenha caixas d'água e reservatórios sempre fechados;
- Troque a água dos vasos de plantas aquáticas ou coloque areia nos pratos;
- Armazene o lixo em sacos plásticos bem fechados.

Caso apresente sintomas como dor no corpo, dor de cabeça, febre persistente, dor nos ossos e articulações ou manchas pelo corpo, procure uma das 40 Unidades Básicas de Saúde (UBS) da Serra para atendimento. (Secom/PMS)

Leia também:

Projeto Biblioteca Itinerante leva realidade virtual para alunos
Fapes lança edital com bolsas para pós-Doutorado Sênior
PMV nomeia mais professores para atuarem na rede municipal
Serra realiza "Chamadão da EJA" com vagas em 10 escolas
Rede Estadual realizará ‘Semana da Nutrição na Escola’
Transporte universitário atende 219 alunos de Alfredo Chaves
Prefeito Erivan Tavares inicia a gestão democrática nas escolas
Saiba como se cadastrar para o Pé-de-Meia Licenciaturas
Prefeitura da Serra convoca todos os aprovados para a Educação

ACESSE: 
SITE | INSTAGRAM | LINKEDIN | FACEBOOK | YOUTUBE | APP | RÁDIOSNET