CIDADE

Estudantes de Vila Velha/ES participam de ação ambiental na foz do Rio Jucu.

Foram feitos também o plantio de mudas de árvores

Em 19/03/2016 Referência CORREIO CAPIXABA - Redação Multimídia

Mais de 40 estudantes da UMEF Marcilio Dias participaram da ação ambiental realizada na manhã deste sábado (19) na foz do Rio Jucu, parte importante da unidade de conservação do Parque Natural Municipal de Jacarenema. Mais de 10 sacos de lixo foram retirados do local.

A ação alusiva ao Dia Mundial da Água, comemorado no próximo dia 22, foi organizada pelo Instituto Jacarenema de Proteção Ambiental (Injapa) com apoio da Prefeitura de Vila Velha por meio das secretarias de Desenvolvimento Sustentável, Serviços Urbanos e Educação.

Isac Davi Lirio, Gabriel Duarte e Ana Luiza Silva Alves, estudantes da unidade de ensino localizada próxima a foz, participaram da ação e ficaram tristes em ver tanto lixo espalhado em um local tão bonito. “A gente fica triste de ver que as pessoas deixam lixo aqui. Isto não pode acontecer”, falou Isaac.

Para o pedagogo Gabriel Abrahão Oliveira, que acompanhava os estudantes, a participação dos alunos neste tipo de atividade é importante para que o tema “meio ambiente” seja trabalhado na escola. “Esta é uma oportunidade dos meninos conhecerem o rio que abastece nosso município e como é importante conservá-lo".

Além da limpeza foram feitos o plantio de mudas de árvores nas margens do rio e a colocação de placas de orientação.  

Saneamento:  Vila Velha é o município da Grande Vitórioa que mais efetua ligações à rede de esgoto. Hoje, 52,2% do território de Vila Velha conta com rede de esgoto e deste montante 80% dos imóveis estão ligados à rede.  O município avança nas adesões à rede coletora. Em 2013 a adesão era de 32%, já em dezembro de 2015 chegou a 80%.     

A Prefeitura está trabalhando uma Parceria Público Privada com a Cesan para executar o Plano Municipal de Saneamento, que conta com ações de curto, médio e longo prazo para então chegar a 100% de rede.  A equipe de fiscalização da Prefeitura mantém o trabalho diário de verificação e orientação no sentido de exigir que os proprietários de imóveis localizado em bairros onde há rede de esgoto o façam.        

Fonte:PMVV