MEIO AMBIENTE
Estudantes de Vitória aprendem sobre sustentabilidade
Estudantes de Vitória aprendem sobre sustentabilidade em passeio ecológico Fradinhos.
Em 05/06/2023 Referência CORREIO CAPIXABA - Redação Multimídia
A iniciativa foi realizada em parceria com a Associação de Moradores de Fradinhos, que está desenvolvendo a "Semana do meio ambiente", em homenagem ao Dia Mundial do Meio Ambiente, celebrado nesta data.
A Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) José Áureo Monjardim, que fica em Fradinhos, realizou um "Passeio ecológico" pelas áreas verdes do bairro com a turma do 6º ano, na manhã desta segunda-feira (05). O objetivo é sensibilizar os estudantes sobre a importância da preservação do meio ambiente e torná-los multiplicadores desse conhecimento.
A iniciativa foi realizada em parceria com a Associação de Moradores de Fradinhos, que está desenvolvendo a "Semana do meio ambiente", em homenagem ao Dia Mundial do Meio Ambiente, celebrado nesta data. O passeio foi coordenado pela professora de biologia e ambientalista Bertha Nicolaevksy, com apoio das ambientalistas Anéris Pauzen e Enedina Ferraz. A ação também contou a presença da Guarda Civil Municipal de Vitória (GCMV).
Dessa forma, os estudantes percorreram as áreas remanescentes de vegetação nativa do bairro Fradinhos, aprendendo mais sobre as características da fauna e flora do local, bem como a história da região. Além disso, eles também plantaram mudas de Ipê-tabaco e de Grumixama, que são espécies comuns no bioma da Mata Atlântica.
Durante o percurso, a turma também realizou um mutirão de limpeza no local, recolhendo o lixo que encontrava e ajudando na preservação e cuidado com as ruas do bairro. O grupo também visitou a horta comunitária da associação de moradores, conhecendo sobre os benefícios do local para a comunidade.
Os estudantes participaram de forma ativa, interagindo com as ambientalistas o tempo todo e demonstrando engajamento e sensibilidade com a causa ambiental. A expectativa é que eles se tornem multiplicadores desse conhecimento, e ajudem a preservar as áreas verdes da comunidade em que vivem.
"A gente aprendeu bastante hoje, vimos que realmente tem mais lixo do que a gente pensa, e foi bom ajudar na limpeza do local. Vou ficar mais atenta agora quando passo pela rua vindo para a escola. Gostei muito dessa atividade", disse a estudante Sophia Cruzeiro.
Parceria com a comunidade
"Achei muito legal o passeio ecológico, aprendemos sobre o quanto é importante cuidar bem da natureza, para que as gerações futuras e nós mesmos possamos viver em um ambiente saudável e bem cuidado", destacou a estudante Suzane Aurélio.
A turma também foi acompanhada pelo professor de ciências Ubiracy Silva e pela diretora Vera Pinheiro Maciel. Para eles, a parceria entre a unidade de ensino e a comunidade do bairro traz muitos benefícios para todos.
"O objetivo é promover uma conscientização das práticas de preservação do meio ambiente, para que desde novos saibam como ajudar, e sendo no futuro cidadãos conscientes. Já trabalhamos alguns conceitos sobre o tema em sala de aula, e agora, após o passeio, vamos nos aprofundar ainda mais com diversas atividades", destacou o professor.
"Nós temos um olhar muito carinhoso para a comunidade, e já realizamos esse trabalho há alguns anos, com um olhar atento para a preservação local. Estimulamos o cuidado em si, com o outro e com o ambiente, para que isso retorne de forma positiva para a comunidade. Muito grata por essa parceria com a associação de moradores", disse a gestora. (Secom/PMV)
Leia também:
> Parque Botânico terá atividades na Semana do Meio Ambiente
> Brasil amplia uso de energias eólica e solar e reduz índice fósseis
> PMVV: Inspetoria Ambiental resgata gambá em residência
> Vale culpa a pandemia no atraso das obras para reduzir poluição
> ALES: Comissão fiscaliza a qualidade do ar na Grande Vitória
> Governo ES inaugura Praça Saudável em Atílio Vivácqua
> Casagrande autoriza restauração do Solar Miguel Simão
> Governador anuncia novos investimentos em Muniz Freire
> Estado fará investimentos em gestão de recursos hídricos
> Casagrande entrega ambulâncias para o SAMU na região norte
TAGS: ESTUDANTES | VITÓRIA | SUSTENTABILIDADE | FRADINHOS | PRESERVAÇÃO