MEIO AMBIENTE

Estudantes de Vitória aprendem sobre sustentabilidade

Estudantes de Vitória aprendem sobre sustentabilidade em passeio ecológico Fradinhos.

Em 05/06/2023 Referência CORREIO CAPIXABA - Redação Multimídia

Foto: Luis Oliveira/PMV

A iniciativa foi realizada em parceria com a Associação de Moradores de Fradinhos, que está desenvolvendo a "Semana do meio ambiente", em homenagem ao Dia Mundial do Meio Ambiente, celebrado nesta data.

A Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) José Áureo Monjardim, que fica em Fradinhos, realizou um "Passeio ecológico" pelas áreas verdes do bairro com a turma do 6º ano, na manhã desta segunda-feira (05). O objetivo é sensibilizar os estudantes sobre a importância da preservação do meio ambiente e torná-los multiplicadores desse conhecimento. 

A iniciativa foi realizada em parceria com a Associação de Moradores de Fradinhos, que está desenvolvendo a "Semana do meio ambiente", em homenagem ao Dia Mundial do Meio Ambiente, celebrado nesta data. O passeio foi coordenado pela professora de biologia e ambientalista Bertha Nicolaevksy, com apoio das ambientalistas Anéris Pauzen e Enedina Ferraz. A ação também contou a presença da Guarda Civil Municipal de Vitória (GCMV). 

Dessa forma, os estudantes percorreram as áreas remanescentes de vegetação nativa do bairro Fradinhos, aprendendo mais sobre as características da fauna e flora do local, bem como a história da região. Além disso, eles também plantaram mudas de Ipê-tabaco e de Grumixama, que são espécies comuns no bioma da Mata Atlântica.

Durante o percurso, a turma também realizou um mutirão de limpeza no local, recolhendo o lixo que encontrava e ajudando na preservação e cuidado com as ruas do bairro. O grupo também visitou a horta comunitária da associação de moradores, conhecendo sobre os benefícios do local para a comunidade.

Os estudantes participaram de forma ativa, interagindo com as ambientalistas o tempo todo e demonstrando engajamento e sensibilidade com a causa ambiental. A expectativa é que eles se tornem multiplicadores desse conhecimento, e ajudem a preservar as áreas verdes da comunidade em que vivem.

"A gente aprendeu bastante hoje, vimos que realmente tem mais lixo do que a gente pensa, e foi bom ajudar na limpeza do local. Vou ficar mais atenta agora quando passo pela rua vindo para a escola. Gostei muito dessa atividade", disse a estudante Sophia Cruzeiro.

Parceria com a comunidade

"Achei muito legal o passeio ecológico, aprendemos sobre o quanto é importante cuidar bem da natureza, para que as gerações futuras e nós mesmos possamos viver em um ambiente saudável e bem cuidado", destacou a estudante Suzane Aurélio.

A turma também foi acompanhada pelo professor de ciências Ubiracy Silva e pela diretora Vera Pinheiro Maciel. Para eles, a parceria entre a unidade de ensino e a comunidade do bairro traz muitos benefícios para todos.

"O objetivo é promover uma conscientização das práticas de preservação do meio ambiente, para que desde novos saibam como ajudar, e sendo no futuro cidadãos conscientes. Já trabalhamos alguns conceitos sobre o tema em sala de aula, e agora, após o passeio, vamos nos aprofundar ainda mais com diversas atividades", destacou o professor.

"Nós temos um olhar muito carinhoso para a comunidade, e já realizamos esse trabalho há alguns anos, com um olhar atento para a preservação local. Estimulamos o cuidado em si, com o outro e com o ambiente, para que isso retorne de forma positiva para a comunidade. Muito grata por essa parceria com a associação de moradores", disse a gestora. (Secom/PMV)

Leia também:

Parque Botânico terá atividades na Semana do Meio Ambiente
Brasil amplia uso de energias eólica e solar e reduz índice fósseis
PMVV: Inspetoria Ambiental resgata gambá em residência
Vale culpa a pandemia no atraso das obras para reduzir poluição
ALES: Comissão fiscaliza a qualidade do ar na Grande Vitória
Governo ES inaugura Praça Saudável em Atílio Vivácqua
Casagrande autoriza restauração do Solar Miguel Simão
Governador anuncia novos investimentos em Muniz Freire
Estado fará investimentos em gestão de recursos hídricos
Casagrande entrega ambulâncias para o SAMU na região norte

TAGS:
ESTUDANTES | VITÓRIA | SUSTENTABILIDADE | FRADINHOS | PRESERVAÇÃO