EDUCAÇÃO

Estudantes do ES se preparam para o embarque para o Intercâmbio 2015.

São 100 estudantes selecionados para participar do Programa de Intercâmbio Sedu 2015.

Em 10/12/2015 Referência CORREIO CAPIXABA - Redação Multimídia

Os 100 estudantes selecionados para participar do Programa de Intercâmbio Sedu 2015 estão se preparando para embarcar para os Estados Unidos, Canadá, Inglaterra, África do Sul e Argentina, onde vão aprimorar o conhecimento nas Línguas Inglesa ou Espanhola. Nesta quarta-feira (09), eles participaram de um encontro, promovido pela Secretaria de Estado da Educação (Sedu), no Palácio Anchieta, com suas famílias, para orientações de pré-embarque.
 
Nesta edição do Programa Intercâmbio Sedu foram ofertadas 100 bolsas, sendo 20 na modalidade High School, 72 na modalidade Curso Intensivo de Inglês e 08 na modalidade Curso Intensivo de Espanhol, todas destinadas ao aprimoramento do conhecimento de línguas estrangeiras.
 
Abrindo o evento os estudantes que participam do “CEI Music Club” encantaram os convidados com a apresentação de três músicas.
 
Na oportunidade, o secretário de Estado da Educação, Haroldo Rocha, desejou boa viagem aos estudantes e também anunciou a abertura de 100 novas vagas no Programa de Intercâmbio para 2016. "O sucesso dos meninos vem também do apoio das famílias. É com muita alegria que estamos desejando boa viagem, vocês são merecedores desse prêmio. Façam bom proveito da oportunidade e aprendam bastante".
 
Para o estudante Marcelo Martelete, de 17 anos, que vai para a África do Sul, a expectativa também é grande. "Quero aperfeiçoar o inglês e conhecer a cultura local. Sou de Muqui, que tem uma cultura forte e sou da área de linguagem. Quero ter contato com outras pessoas, conhecer as belas paisagens do local e principalmente obter enriquecimento pessoal e profissional com essa viagem".
 
"Quero conhecer o máximo de pessoas possíveis e aprimorar quase cem por cento do inglês, além de aprender o máximo de coisas e lugares. Quero trazer todas essas experiências para minha família e meus amigos. Estou muito animada", contou Melissa Almeida Alves, de 15 anos, que está arrumando as malas para o Canadá.
 
Após fazer a entrega simbólica de passaportes para um grupo de alunos, o governador Paulo Hartung anunciou que o Poder Executivo Estadual está buscando viabilizar,  até o final do mandato atual, a inclusão do mandarim no Centro Estadual de Idiomas. Hartung aproveitou a oportunidade e aconselhou os alunos sobre a oportunidade recebida que, de acordo com o governador, é fruto do potencial de cada um e confiança do Governo e dos capixabas.
 
“Atualmente neste projeto dialogamos com inglês e o espanhol, mas quem sabe até o final deste mandato não conseguimos avançar para o mandarim. Aproveito para sugerir que vocês agarrem essa oportunidade que é de ouro. Terão a possibilidade de vivenciar a cultura de outros povos e isto não tem preço. Essa experiência de vida é formidável e, tenho certeza, que abrirá portas e janelas de oportunidades”, destacou Hartung.
 
Programa de Intercâmbio
 
O Programa de Intercâmbio é uma ação realizada desde 2010, que tem como objetivo possibilitar aos estudantes do Centro Estadual de Idiomas (CEI), que possuem bons resultados no curso, a oportunidade de concorrer a vagas de intercâmbio no exterior e aprimorar o idioma. Desde o início, 173 estudantes já participaram do programa.
 
A maioria dos estudantes que participou do Programa de Intercâmbio já ingressou no ensino superior, outros estão trabalhando como professores e coordenadores de inglês em cursos particulares, atuam como intérpretes em feiras internacionais, em agências de intercâmbio, no aeroporto, entre outras atividades nas quais o inglês e ou espanhol foi imprescindível para ingresso.
 
Centro Estadual de Idiomas
 
O Governo do Espírito Santo criou o Centro Estadual de Idiomas (CEI), em 2009, para a oferta de língua estrangeira aos alunos do ensino médio da rede pública estadual com boas notas e frequência escolar. O objetivo é propiciar a oportunidade de aprendizagem do idioma para uso nas diversas situações em que seu conhecimento é necessário.
 
As atividades começaram com cursos de inglês em seis unidades no Estado – Vitória, Vila Velha, Serra, Cariacica, Cachoeiro de Itapemirim e Colatina. Em 2012 foi iniciada a oferta de curso de espanhol nas unidades da Grande Vitória. Atualmente, os CEIs atendem 5.310 estudantes do ensino médio da rede pública estadual de ensino.
 
Fonte:Secom ES